O osso de boi é um material bastante utilizado em facas de uso diário aqui no sul do Brasil. Pode ser considerado um material razoável, que tem uma boa durabilidade quando bem cuidado.
Neste breve artigo eu mostro uma das maneiras de se fazer um cabo de faca neste material, aplicando uma técnica chamada “craquelado”, onde é dado um aspecto envelhecido ao osso, o que pode ser interessante quando se quer este efeito em algum tipo de trabalho.
Foi utilizado um pedaço de osso de canela de boi, devidamente limpo, desengordurado e seco.
Inicialmente o osso é preso em uma haste rosqueada, para facilitar seu manuseio. Prepare uma vasilha com água gelada (pode colocar gelo na água, também). Quanto mais fria, melhor. Em seguida, utilizando a chama da boca do fogão, vá aquecendo o osso, fazendo movimentos de rotação sobre a chama:
Quando o osso estiver bem quente, começará a ressecar – cuidado para não queimar a peça. Podem surgir rachaduras superficiais, não há problema. Vá reaquecendo o cabo em todos os lados, e mergulhando na água gelada. A diferença de temperatura causará pequenas rachaduras que darão o efeito desejado mais adiante … então não se preocupe, repita o processo em toda a superfície do osso:
Quando o aspecto das rachaduras estiver de acordo com o que você quer, é hora de deixar o cabo resfriar. Enquanto isso, prepare uma solução forte de permaganato de potássio para o tingimento do osso. Dois comprimidos em cerca de 3 ml de água devem ser suficientes. Com o cabo frio, aplique a solução:
Após secar, o permaganato de potássio ficará marrom, e pode ter o excesso retirado com um leve polimento. As fissuras remanescentes no osso devem ser tapadas com cola, para evitar a entrada de umidade e degradação da peça a longo prazo:
O polimento final é feito depois da montagem do cabo:
Este é o aspecto final do cabo, montado e polido:
Espero que tenham gostado, a técnica oferece uma grande variedade de possibilidades estéticas que agregarão valor ao seu trabalho.
Nos vemos online!