Minhas facas

Comecei na cutelaria artesanal faz alguns anos, de forma paralela à minha profissão. Segui a carreira de Oficial da Brigada Militar gaúcha, onde estive em situações “outdoor” nas quais tive grande contato com armas de fogo – fui instrutor de tiro policial por mais de vinte anos – e também com lâminas. Vivenciei em campo um grande número de ações e operações onde estas ferramentas – armas de fogo e lâminas- foram amplamente utilizadas, e pude constatar na prática a diferença que faz ter em mãos a ferramenta certa na hora certa.

Esta é a minha principal ferramenta

Cm o tempo me interessei na possibilidade de desenvolver uma faca que atendesse os requisitos que eu julgava necessários para uso intensivo – robustez, durabilidade, retenção de fio, facilidade de porte, etc. Hoje faço as minhas facas para venda e procuro aplicar nelas um pouco de minha experiência prática e de meus estudos na cutelaria. Elas são o produto de minha criatividade, e gosto de pensar em minhas facas como ferramentas úteis, não apenas como peças que serão colocadas em alguma prateleira para serem exibidas.

010

A maioria dos modelos que faço tem em mente o conceito de uso em atividades “outdoor”, como “bushcraft”, “scoutcraft”, caça e atividades onde uma boa ferramenta de corte é requerida.

Comecei a fazer facas como hobby no final dos anos 90, e hoje sou cuteleiro em tempo integral, e apesar de ter transformado o hobby em empresa, a marca “VCA” não representa uma cutelaria com linha de produção seriada. Eu mesmo projeto e executo minhas facas: desenho, formato o aço, faço o tratamento térmico, monto, faço o acabamento e finalmente a bainha e os acessórios. Cada faca que deixa minha oficina é cuidadosamente elaborada e inspecionada, e representa o que de melhor posso fazer neste exato momento. Continuo sem fazer facas em série, e com o trabalho quase todo feito à mão. Isso garante um controle de qualidade mais preciso, e a possibilidade de atender a pedidos bastante específicos dentro da cutelaria “custom”.

012

Minha produção, em termos de quantidade de peças feitas por mês, é bem limitada. Como executo todas as etapas de criação sozinho, acabo fazendo poucas peças, o que reduz bastante o número de facas que disponibilizo para aquisição em meu site. Então, para adquirir alguma de minhas facas você deve acompanhar a seção “facas disponíveis” aqui em meu site com alguma regularidade, ou as redes sociais onde geralmente publico o que faço. Quando alguma faca que publico está disponível, eu aviso isso de forma bastante clara.

No momento não tenho loja física, nem “dealers” ou revendedores.

Atendo a encomendas, dentro da minha possibilidade de tempo em atender aos pedidos. Se você tem interesse em algum de meus modelos e deseja encomendá-lo, entre em contato.

Também mantenho uma lista de e-mail através da qual informo dos lançamentos que disponibilizo para aquisição imediata. Se você tem interesse em fazer parte dessa lista ou fazer uma encomenda, envie e-mail para

vca@cutelariaartesanal.com.br

Este contato também pode ser feito via mensagem em minha página no Facebook:

https://www.facebook.com/facasvca/