Minhas facas

Eu cresci na Porto Alegre dos anos 70, e sempre me interessei por atividades ao ar livre. Felizmente o destino me encaminhou para as fileiras da Brigada Militar gaúcha, onde minha carreira como Oficial me proporcionou estar em situações “outdoor” onde tive grande contato com armas de fogo – fui instrutor de tiro policial por mais de vinte anos – e também com lâminas. Estive envolvido em campo em um grande número de ações e operações onde estas ferramentas – armas de fogo e lâminas- foram amplamente utilizadas. Pude constatar na prática a diferença que faz ter em mãos a ferramenta certa na hora certa.

Esta é a minha principal ferramenta

Hoje faço as minhas próprias facas, e posso aplicar nelas o fruto de minha experiência prática e de meus estudos na cutelaria. Minhas facas são o produto de minha criatividade. Não faço joias em forma de lâminas, faço ferramentas. Gosto de pensar em minhas facas como objetos úteis, e não apenas como peças que serão colocadas em alguma prateleira para serem exibidas. Minhas facas não são feitas para serem admiradas, mas para serem utilizadas.

010

A maioria dos modelos de faca que faço tem em mente o conceito de uso em atividades “outdoor”, como “bushcraft”, “scoutcraft” ou quaisquer atividades onde uma boa ferramenta é requerida.

Minhas facas são diferentes das facas de outros cuteleiros artesanais pelo simples fato de que eu sou também diferente dos outros cuteleiros artesanais. Não vivo da cutelaria e faço minhas peças sem o foco comercial. Não sou uma empresa – a marca “VCA” não representa uma cutelaria com linha de produção, pois eu mesmo projeto e executo minhas facas: desenho, formato o aço, faço o tratamento térmico, monto, faço o acabamento e finalmente a bainha e os acessórios. Cada faca que deixa minha oficina foi cuidadosamente elaborada e inspecionada, e representa o que de melhor posso fazer neste exato momento.

012

Minha produção, em termos de quantidade de peças feitas por mês, é bem limitada. Como executo todas as etapas de criação sozinho, acabo fazendo poucas peças, o que limita bastante o número de facas que disponibilizo para aquisição em meu site. Infelizmente esta é uma situação que tem deixado frustrados alguns amigos que não conseguem encomendar uma faca comigo.

Mas é esta a realidade do momento – espero poder, no futuro, atender a mais pedidos específicos e encomendas, mas no momento isto é impossível. Então, para adquirir alguma de minhas facas você deve acompanhar a seção “facas disponíveis” aqui em meu site com alguma regularidade, ou as redes sociais onde geralmente publico o que faço. Quando alguma faca que publico está disponível, eu aviso isso de forma bastante clara.

Para entrar em contato comigo, envie email para

vca@cutelariaartesanal.com.br

Este contato também pode ser feito via mensagem em minha página no Facebook:

https://www.facebook.com/facasvca/