Experiências com “bolsters”

Bolsters metálicos são uma boa alternativa quando se quer um cabo com resistência a impactos frontais durante o corte, além de serem um ótimo reforço na estrutura geral da empunhadura da faca. Nas fotos, algumas tentativas de confecção de “bolsters”em cobre e aço carbono.

Publicado em Cutelaria | Deixe um comentário

Entropia

Esta pequena faca foi feita tendo por base uma lâmina em 100CrV2 com a qual fiz um teste após dar a ela um banho em ácido nítrico: ficou cerca de cinco anos jogada no pátio aqui em casa, sofrendo os efeitos das intempéries. Recuperada, foi limpa e recebeu um cabo novo e bainha. O aço sofreu alguma oxidação superficial, mas nada que comprometesse o material a ponto de impossibilitar a recuperação da faca.

Publicado em Cutelaria | Com a tag , , , , | Deixe um comentário

Hunter 2023

Faz algum tempo que um grande amigo me presenteou com uma boa quantidade de tocos de pau ferro amarelo, uma variedade do “Pau Ferro” (“ironwood”) aqui do RS, uma madeira que, além de bonita, possui uma alta densidade e dureza, o que faz dela uma excelente opção para as talas dos cabos de alguns de meus modelos. Apresenta pouca variação dimensional em função da umidade e temperatura – um dos pesadelos de quem tem facas com cabos orgânicos. Esta hunter tem as talas do cabo nesta madeira, que depois de acabada apresentou um resultado visual bem interessante e certamente suportará muito tempo em uso com pouca manutenção.

Publicado em Cutelaria | Com a tag , , , | Deixe um comentário