O percloreto de ferro, comumente encontrado em lojas que comercializam produtos para manutenção de eletrônicos, é usado para formar uma pequena película de oxidação controlada na superfície das lâminas de aço carbono. Esta película oferece uma proteção adicional contra a oxidação deste tipo de lâmina.
A superfície da lâmina deve estar preparada (lixada e limpa). Esta preparação pode ser feita com lixas d´água e “scotch brite” (o lado verde da esponja de cozinha), sempre aplicados no sentido do cabo para a ponta.
Eu costumo mergulhar a lâmina em uma solução bem forte do produto, e deixar ali por alguns minutos. Em seguida a lâmina é retirada e lavada em uma solução de bicarbonato de sódio. Depois, a lâmina deve ser seca e aplicado um óleo fino, como o WD-40.
Nas fotos a seguir o processo é demonstrado com uma lâmina sem cabo, mas pode ser feito com a faca montada. O único cuidado é isolar bem as partes de madeira, já que o percloreto pode oxidar o material, escurecendo as talas.
Como acabamento final, costumo usar novamente a “scotch brite” para obter um acabamento levemente acetinado e envelhecido.
Geralmente, dependendo do aço e do tratamento térmico, a linha de têmpera é revelada neste processo.
Não esqueça de, ao final, aplicar o bicarbonato de sódio para neutralizar o percloreto e também de aplicar uma demão de óleo. O processo pode ser repetido quando sua faca apresentar manchas de oxidação; basta limpar a lâmina com a esponja verde e fazer um novo banho na solução.