Aplicando percloreto de ferro

O percloreto de ferro, comumente encontrado em lojas que comercializam produtos para manutenção de eletrônicos, é usado para formar uma pequena película de oxidação controlada na superfície das lâminas de aço carbono. Esta película oferece uma proteção adicional contra a oxidação deste tipo de lâmina.

A superfície da lâmina deve estar preparada (lixada e limpa). Esta preparação pode ser feita com lixas d´água e “scotch brite” (o lado verde da esponja de cozinha), sempre aplicados no sentido do cabo para a ponta.

Eu costumo mergulhar a lâmina em uma solução bem forte do produto, e deixar ali por alguns minutos. Em seguida a lâmina é retirada e lavada em uma solução de bicarbonato de sódio. Depois, a lâmina deve ser seca e aplicado um óleo fino, como o WD-40.

Nas fotos a seguir o processo é demonstrado com uma lâmina sem cabo, mas pode ser feito com a faca montada. O único cuidado é isolar bem as partes de madeira, já que o percloreto pode oxidar o material, escurecendo as talas.

Como acabamento final, costumo usar novamente a “scotch brite” para obter um acabamento levemente acetinado e envelhecido.

A lâmina, preparada e limpa (utilizar álcool ou acetona para a limpeza)

A solução de percloreto de ferro

A lâmina, preparada para a imersão

O banho na solução (apenas alguns minutos)

Retirando a lâmina

A lâmina, após a lavagem com bicarbonato de sódio.

Geralmente, dependendo do aço e do tratamento térmico, a linha de têmpera é revelada neste processo.

Não esqueça de, ao final, aplicar uma demão de óleo. O processo pode ser repetido quando sua faca apresentar manchas de oxidação; basta limpar a lâmina com a esponja verde e fazer um novo banho na solução.

Outro exemplo de uma lâmina de aço carbono, na qual foi aplicado o percloreto de ferro.