Autor Tópico: Navalhas  (Lida 1602 vezes)

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Paranavaí, PR
  • Agradecimentos: 129
Navalhas
« Online: Junho 20, 2011, 21:53:03 »
 Descobri na casa da minha mãe, algumas coisas que pertenciam ao meu pai, duas navalhas e um paquímetro "zerado".
Gostaria de recuperar as navalhas, uma é de inóx, mas o cabo simplesmente desmanchou quando retirei da caixa, a outra, acho que o cabo é de madrepérola e a lâmina de aço carbono, meio enferrujada, mas nada que uma lixa d'agua bem fina não resolva.
O problema é o cabo da outra, não faço nem idéia de como troca-lo, os pinos tem umas pequenas arruelas e o material do cabo parece uma resina plástica.
Se alguém tem idéia ou já teve experiência com este material, favor me mandar umas dicas.

http://www.treinfacas.loja2.com.br/

"Pimentorium in anus outrem refrescus est"

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 325
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
Re:Navalhas
« Resposta #1 Online: Junho 20, 2011, 21:57:34 »
Uia Rapaz... coisa finíssima essas navalhas heim Edmundo!!!

Eu não posso ajudar muito, mas tenho certeza que os amigos mais experientes vão orientar sobre o restauro dessas belezas...

Parabéns pelo achado...

Grande abraço!

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 627
    • VCA Knives
« Resposta #2 Online: Junho 20, 2011, 22:03:50 »
Interessante ... parece ser coisa boa!
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Hilton Mendes

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: São Paulo / Monte Verde
  • Agradecimentos: 53
« Resposta #3 Online: Junho 20, 2011, 22:08:20 »
Eu tenho uma colecao de navalhas antigas e restaurei a maioria...

O que vc precisa ?

Offline Hilton Mendes

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #4 Online: Junho 21, 2011, 09:39:42 »
Edmundo,
ontem nao pude escrever mais...

Minhas sugestões...

Na navalha que tem o cabo quebrado, eu tiraria o pino com uma lima ou uma microretifica (tipo Dremel) com muito cuidado.. e colaria o cabo.... capriche na colagem para que ele fique bem perfeito....

Uma vez colado, eu avaliaria em mater o cabo (caso não esteja faltando pedaços), pois ele faz parte da historia... mas é decisão sua, claro !

Um cabo bem colado com cola epoxi, lixado e polido com massa no 2, pode ficar bonito.

Caso você opte por troca-lo, vc pode fazer um, e como acho que não a navalha não sera usada no dia a dia, um de madeira (jacaranda da Bahia ?) fica bem bacana.

Outra opção é comprar o cabo de resina fora do Brasil... Tem  alguns sitios que vendem... precisa pesquisar... lembro ter visto por U$ 10... mas nao lembro onde.

Quanto ao pino, o problema maior é arrumar as 2 arruelinhas de latão..... ja fiz com um furador, ficou bom... não otimo... uma vez me falaram que acharia algo parecido em lojas que vendem artigos para artesao de bijoterias... mas nao fui atras....

depois falamos da laminas, OK

Offline Hilton Mendes

• Veterano Colaborador
  • *

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Paranavaí, PR
  • Agradecimentos: 129
« Resposta #6 Online: Junho 21, 2011, 13:06:45 »
Hilton, com certeza vou ter que trocar o cabo, ele está desmanchando, ressecado, se voçê achar ou souber de algum site que tenha os pinos e quem sabe até um cabo, por favor me avise.
A outra navalha está com a lâmina um pouco enferrujada, mas acho que com uma lixa tipo 800, depois 1000 e 1200, devo conseguir o polimento. No próximo fim de semana vou tentar alguma coisa.
Qualquer dúvida que eu tenha, vou tomar a liberdade de te perguntar, pois já vi que voçê entende do assunto.
Muito obrigado e um grande abraço.
http://www.treinfacas.loja2.com.br/

"Pimentorium in anus outrem refrescus est"

MA knives

• Visitante
« Resposta #7 Online: Junho 21, 2011, 16:07:48 »
fala amigo...bacana as navalhas  eu tb tenho uma FROHN soligen
bom eu sugiro que vc consiga pelo que vi aí duas tala de canela de boi e faça o ovo cabo de osso bovino...seguirá mais o padrão que estava na cor...e fica resistente....
fica a seu criterio...
é bacana...
curti muito o paquimetro...
parabéns
abraço

Offline Hilton Mendes

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #8 Online: Junho 21, 2011, 16:15:32 »
Hilton, com certeza vou ter que trocar o cabo, ele está desmanchando, ressecado, se você achar ou souber de algum site que tenha os pinos e quem sabe até um cabo, por favor me avise.
A outra navalha está com a lâmina um pouco enferrujada, mas acho que com uma lixa tipo 800, depois 1000 e 1200, devo conseguir o polimento. No próximo fim de semana vou tentar alguma coisa.
Qualquer dúvida que eu tenha, vou tomar a liberdade de te perguntar, pois já vi que você entende do assunto.
Muito obrigado e um grande abraço.
eu fiz polimento com a roda de pano (algodão) e massa abrasiva marron para aquelas mais judiadas de crosta... e massa de polir no 2, tambem na roda.....

Inclusive, o proprio cabo, a massa de polir no2 é excelente... fica brilhando.....

cuidado dobrado com a roda de pano, com voce e com a lamina.

Com voce, use luvas de couro grossas e oculos, roupa tambem... se uma faca que escapa faz estrago, imagina uma navalha..

Com a lamina, como ela tem alta dureza, se cair quebra.... perdi uma Dovo que quase chorei.....