Autor Tópico: Uma faquinha pra chamar de minha!  (Lida 359 vezes)

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
  • Localidade: Florianópolis, SC
  • Agradecimentos: 9
  • Sei que nada sei, e o que eu sabia já duvido!
Uma faquinha pra chamar de minha!
« Online: Julho 21, 2019, 20:04:41 »
 Então amigos, andava meio sumido, peço desculpas, tive um revés durante a lida de campo e precisei de um tempo. Segue trabalho recente.  Críticas e comentários sempre muito bem vindos. Não se acanhe, sapeca as críticas aí, que o índio não cresce com tapinhas nas costas.

Abração.

Faquinha baseada na lenda Bob Loveless, sem dúvida, milhas de distância. Apenas uma tentativa.

Características:

* Aço 1070
* Método de construção: desbaste
* Lâmina distal taper
* Fio full flat e falso fio.
* Ponta clip point com desbaste reto
* Acabamento acetinado
* Têmpera seletiva.
* Tipo: caça
* Comprimento total: 21,5 cm
* Comprimento da lâmina (fio): 9,2 cm
* Largura máxima: 2,9 cm
* Espessura máxima: 4,5 mm
* Peso: 119 gr
* Cabo: jacarandá, finalizado com óleo de tungue
* Bainha: couro de búfalo, passador em couro bovino. Tingida e costurada manualmente.
« Última modificação: Julho 21, 2019, 20:08:33 por Prof. Borges »
Charles Borges de Lima.
www.guascasdosul.blogspot.com.br

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender" (Miguel de Cervantes)

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
Re:Uma faquinha pra chamar de minha!
« Resposta #1 Online: Julho 21, 2019, 20:24:01 »
.
Charles Borges de Lima.

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender" (Miguel de Cervantes)

Offline Gilberto Viana

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Goiânia-GO
  • Agradecimentos: 71
« Resposta #2 Online: Julho 21, 2019, 21:44:03 »
Top de linha a faquinha, Professor.
Esse modelo é muito versátil.
Gilberto Viana - Cutelaria Artesanal
gilbertovmfacas@gmail.com
Whatsapp: 62 - 9 9496-3807

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #3 Online: Julho 21, 2019, 22:38:47 »
Top de linha a faquinha, Professor.
Esse modelo é muito versátil.

Quando o índio é ignorante não adianta, eu olhava pra esse modelo e não via nada, até tentar reproduzir os contornos de uma Bob Loveless. Daí tu vai estudar e vê que não sabe nada. O cabo dele tem curvas sensuais como de uma musa, e o desenho foi refinado a um ponto ótimo. Levei uma eternidade para chegar em um desenho próximo. O Bob usava drop point (se não me engano foi o difusor dessa técnica) e hollow grind, sem falar que usa full tang com a espiga afinando em direção ao pomo (técnica desenvolvida por ele para balancear o peso da faca, full tapered tang) e usava parafusos como pinos. Uma faca no seu estilo é uma aula de cutelaria.

Muito obrigado pelas considerações, seguimos na lida aprendendo sempre!

Abração.
« Última modificação: Julho 21, 2019, 22:39:31 por Prof. Borges »
Charles Borges de Lima.

Offline Eduardo

• Membro III
  • Localidade: Chapecó, SC
  • Agradecimentos: 27
  • Tal pai, tal filha
« Resposta #4 Online: Julho 22, 2019, 08:33:22 »
Na minha opinião, a faca está irretocável!. Muito bonito modelo e bem executado.

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #5 Online: Julho 22, 2019, 21:15:50 »
Na minha opinião, a faca está irretocável!. Muito bonito modelo e bem executado.

Muito obrigado pela sua generosa observação. Os defeitos a gente não conta se as fotos não mostrarem...rs
Quando falo da distância ao modelo do Bob Loveless me refiro a forma de usinagem e construção. Na silhueta esta parecida...se se pode falar isso, mas só nesse ponto. Todavia, ficou confortável na mão. Na verdade não é pra ser cópia, mas um ensaio das dimensões empregadas pelo Bob Loveless, o que me agradou sobremaneira, na minha visão atual as dimensões ficaram ótimas para uma faquinha. Quando eu ficar mais topetudo, tento uma cópia com guarda em aço inox, com a tal full tapered tang e um par de talas com curvas mais sensuais, também vou aumentar o furo de atilho (lanyard hole), mas ainda vou fugir do hollow grind.

Abração e seguimos na lida!
Charles Borges de Lima.

Offline Eduardo

• Membro III
  • Tal pai, tal filha
« Resposta #6 Online: Julho 23, 2019, 08:11:49 »
Eu também vivia errando o desbaste hollow feito a mão livre, até comprar uma roda de contato de 30cm de diâmetro. Na tentativa e erro, descobri que, quanto maior a roda, mais fácil de aprender a técnica. Sem contar com a famosa apoiadinha dos cotovelos nos joelhos ;D .

Offline Eduardo

• Membro III
  • Tal pai, tal filha
« Resposta #7 Online: Julho 23, 2019, 09:43:07 »
Aproveitando o post, a minha maior dificuldade é fazer o canal no bolster, de forma que o encaixe fique perfeito como o dessa sua faca. Há várias dicas no fórum sobre esse tema, mas não consegui chegar lá ainda.

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #8 Online: Julho 23, 2019, 10:32:36 »
Aproveitando o post, a minha maior dificuldade é fazer o canal no bolster, de forma que o encaixe fique perfeito como o dessa sua faca. Há várias dicas no fórum sobre esse tema, mas não consegui chegar lá ainda.

Primeiro, muito obrigado pela dica do desbaste, mas meu equipamento é limitado e ainda não vou arriscar...rs

Vejo duas formas para fazer o bolster ou a guarda, uma delas é fazer um ressalto, diminuir um pouco a espiga no contato com o ricasso,  um degrauzinho (visto de lado, perfil). É importante utilizar um guia de lima, na lâmina. Na guarda, após abrir o furo, o guia de lima é imprescíndivel para fazer uma abertura retinha. Se existe esse pequeno degrau, qualquer falha na abertura não aparece. Tenho visto cuteleiros utilizar essa técnica, mas é interessante que a lâmina não seja muito delgada, tenha uma certa espessura.
 Sem o degrauzinho, o ajuste na guarda deve ser exato e mais complicado para realizar, pois qualquer imperfeição aparece na junção.
 O que notei é que o trabalho de lima deve ser cuidadoso, o meu ainda necessita de melhoria.
 Coloquei uma foto, não é uma perfeição, dá pra notar a linha de têmpera e o ricasso que ficou meio arredondado...vou melhorando...rs
« Última modificação: Julho 24, 2019, 18:52:43 por Prof. Borges »
Charles Borges de Lima.

Offline Julio Camargo

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Campo Grande - MS
  • Agradecimentos: 86
« Resposta #9 Online: Julho 23, 2019, 16:11:07 »
Ficou show a faquinha, parabéns.
"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada" - Albert Einstein.

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #10 Online: Julho 23, 2019, 18:46:17 »
Ficou show a faquinha, parabéns.

Muito obrigado amigo, sempre na lida! Abração.
Charles Borges de Lima.

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 626
    • VCA Knives
« Resposta #11 Online: Julho 24, 2019, 09:30:17 »
Bela faca, cada vez melhor o teu trabalho, parabéns!
Abraço
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #12 Online: Julho 24, 2019, 18:42:48 »
Bela faca, cada vez melhor o teu trabalho, parabéns!
Abraço

Mas bah tchê! Muito Obrigado! Aproveito para agradecer as muitas coisas que aprendi por aqui. Com meu parco conhecimento espero retribuir e ajudar quando possível.
  Na jornada o caminho é tão importante quanto a chegada, e te falo em caminho longo esse da cutelaria...

Abração.
« Última modificação: Julho 24, 2019, 18:49:56 por Prof. Borges »
Charles Borges de Lima.