Autor Tópico: Híbrida Kukri/Bowie  (Lida 164 vezes)

Offline Pedro

• Carvalho Custom Knives
  • Membro júnior
  • **
  • Localidade: Assis, SP
  • Agradecimentos: 0
  • Carvalho Custom Knives
    • Carvalho Custom Knives
Híbrida Kukri/Bowie
« Online: Maio 15, 2019, 16:51:42 »
Boa tarde, meus caros
Segue minha última produção.
Por encomenda, trata-se de uma híbrida Kukri/bowie

Modelo: Hìbrida Bowie/Kukri
Tipo: Bushcraft
Método de construção: Stock removal
Material da lâmina: SAE 5160 (mola de caminhão reciclada
Geometria: "full flat"
Estrutura: "full tang"
Cabo: Ipê tingido
Fixação do cabo: Resina epoxy e parafusos loveless
Têmpera: Integral
Acabamento: Acetinado
Medidas: Comprimento total (OAL): 400 mm
Comprimento da lâmina (BL): 250 mm
Largura máxima (BW): 50 mm
Espessura máxima (BT): 8 mm

« Última modificação: Maio 15, 2019, 16:54:30 por Pedro »
carvalhocustomknives.blogspot.com

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 323
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
Re:Híbrida Kukri/Bowie
« Resposta #1 Online: Maio 15, 2019, 19:47:23 »
Pedro... Você já merece o mérito por ter colocado a mão na massa e feito sua faca. Parabéns!

Vejo que você se identifica com o "faça você mesmo"... e isso é ótimo. O Fórum oferece uma infinidade de informações sobre todos os processos envolvidos na cutelaria, basta apenas o usuário se dedicar um pouco a leitura e com certeza terá conhecimento bastante farto a sua disposição. Espero que você se divirta...

Sobre sua faca, ainda há várias melhorias que poderão acontecer nas próximas, principalmente quanto a alguns conceitos. Sobre os modelos, por exemplo... ela tem muito pouco de bowie e de kukri, mas eu entendi a intenção. Se você analisar cada um dos modelos de maneira bem singular, vai perceber que ambos tem características muito peculiares... vale a pena conhecer a fundo.

O mesmo acontece com o tipo "buschcraft"... sua faca está mais para uma utilitária ou até mesmo uma camp, pelas dimensões.

Quanto ao acabamento, tanto lâmina quanto o cabo mereciam um pouco mais de tempo investido. Na lâmina, existem ainda muitas marcas do forjamento que poderiam ser minimizadas, para caracterizar melhor um bom acetinado. No cabo, o Ipê oferece um acabamento excelente, desde que caprichado o uso das lixas... mesmo com ele tingido, acredito que poderia ter ficado mais homogêneo.

Cuidado com o perfil da lâmina... procure definir o melhor possível linhas de dorso, fio e ponta. Isso é essencial.

Vou ficando por aqui... Espero que você receba bem essas dicas, e faça uso do que achar importante. Do mais, é só descartar o que não concordar.

Abraço e até a próxima.

Offline Pedro

• Carvalho Custom Knives
  • Membro júnior
  • **
  • Localidade: Assis, SP
  • Agradecimentos: 0
  • Carvalho Custom Knives
    • Carvalho Custom Knives
« Resposta #2 Online: Maio 19, 2019, 12:02:27 »

Bom dia, Sandro
Cutelaria para mim, principalmente por causa do tempo que tenho disponível para tal, é um hobbie. Mas nem por isso eu deixo de buscar a excelência.
A falta de equipamentos é um dos principais empecilhos (junto com a falta de tempo).
Agradeço de coração todas as considerações feitas por ti, para mim são muito valiosas e serão bastante aproveitadas nas próximas.
carvalhocustomknives.blogspot.com

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Aprendendo sempre!!!
« Resposta #3 Online: Maio 20, 2019, 13:51:54 »
Boa tarde Pedro...

Sei bem como é isso! Compartilho das mesmas dificuldades... poucas ferramentas e tempo mínimo para a cutelaria. Infelizmente...

Ma não se deixe abater por isso não... De atenção aos detalhes e não tenha pressa para ver a cria pronta. Siga as etapas como elas devem ser, uma a uma, e com calma... Uma coisa posso lhe garantir, tem horas que a paciência vai ficar no limite, mas a alegria de ver o resultado da lida feita com cuidado, não tem preço.

Abraço!

Offline C.E.K.

• Membro I
  • *
  • Localidade: Foz do Iguaçu, PR
  • Agradecimentos: 5
  • Membro do FCA
« Resposta #4 Online: Maio 20, 2019, 16:42:16 »
Bem isso... paciência é a chave... quando me falta paciência, uma das duas coisas acontece: ou eu me machuco, ou cometo um erro na execução da faca...
Carlos Eduardo Kania

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Aprendendo sempre!!!
« Resposta #5 Online: Maio 22, 2019, 19:58:46 »
Exatamente, Carlos... a faca, a gente ainda faz outra... mas o risco de um acidente físico, é bem grande... e ai, só por Deus!