Autor Tópico: Fordite  (Lida 304 vezes)

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Offline J. A. Voss

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Fordite
« Online: Fevereiro 27, 2019, 17:56:18 »
Olá amigos. Recentemente vi um cuteleiro de fora do país oferecendo um material para talas chamado "Fordite". Como não conhecia, dei uma pesquisada, e retorno o que colhi para conhecimento dos amigos.


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"Fordite"

A Fordite, também conhecido como Ágata de Detroit, é um material endurecido feito com tinta automotiva que se tornaram pedras artificiais em cores brilhantes e desenhos psicodélicos, muitas vezes trabalhadas em finas joias, desde anéis, pingente e brincos. Ao contrário das rochas, que demoraram milhões de anos para se formar na natureza, as fordites foram criadas por acidente, com o acumulo de vários tons de cores que foram se solidificando, camada por camada, com a tinta que escorria da carroceria dos carros, ao serem pintados nas fabricas.

Antes da automação da pintura nos veículos pelas fábricas, eles eram praticamente pintados à mão em imensas cabines de pintura, onde os trabalhadores pulverizavam os carros com tinta com várias camadas e colocavam o carro para secar em fornos gigantes. À medida que a tinta secava, também escorria, se solidificado na estrutura que segurava a carroceria, ou ainda no chão das cabines. Esse processo foi repetido muitas e muitas vezes ao longo dos anos. Quando finalmente as estações de trabalho eram limpas, os trabalhadores surpreendiam-se com a beleza daquela tinta acumulada e as levavam para casa e as transformavam em joias, adereços ou algum objeto decorativo.

A remoção progressiva da pulverização manual na linha de montagem começou na década de 1970 e foi substituída por robôs e processos de pintura eletrostática, que atrai a molécula da tinta, deixando pouco ou nenhum excesso na pulverização. As escórias de tinta utilizadas para criar o fordite não são mais criadas nas fábricas devido à nova tecnologia de pintura. As antigas cabines de pintura não existem mais e a fordite se tornou extremamente difícil de ser encontrada, e às joias feitas com esse material têm um apelo nostálgico e muito disputados por colecionadores.

Como nas árvores, os anéis de determinadas fordites, podem contam a história dos automóveis, dependendo das cores utilizadas em cada época. As primeiras peças são composta principalmente de pretos e castanhos, cores de tinta comuns da época, mas a maioria dos fordite disponíveis hoje reflete uma variedade abrangente de cores vibrantes. Algumas peças possuem camadas cinzentas entre as camadas coloridas, e outras contêm flocos brilhantes de tinta metálica. Os mais cobiçados parecem ser peças mais antigas da fábrica Ford River Rouge Plant que podem conter laranjas brilhantes e cores metálicas.
 
Além de Detroit, as fordites foram encontradas em diversos outros lugares diferentes. A Grã Bretanha tem alguns espécimes que não só tem as cores opacas, mas feitas com cores metálicas e camadas transparentes, com o endurecimento de verniz. As fordites de Detroit geralmente tem uma camada de imprimação cinza entre uma e outra cor vibrante. Já as fordites encontradas nas fábricas de Ohio, que pintavam veículos comerciais, as cores eram em tons de verde, marrom e cores vibrantes muito utilizadas nos anos 1970, como amarelo, rosa, azul e laranja brilhante.
João Alexandre Voss de Oliveira
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Offline J. A. Voss

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Re:Fordite
« Resposta #1 Online: Fevereiro 27, 2019, 17:59:03 »
Alguns exemplos do uso da "fordite" na cutelaria.

João Alexandre Voss de Oliveira
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Offline Renan T. Freitas

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Re:Fordite
« Resposta #2 Online: Fevereiro 28, 2019, 02:45:29 »
Muito legal, eu não conhecia

Renan T. Freitas

Offline Gilberto Viana

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Re:Fordite
« Resposta #3 Online: Fevereiro 28, 2019, 08:21:05 »
Bacana. É quase um damasco sintético rsss
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Offline Rogério Domingues

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Re:Fordite
« Resposta #4 Online: Fevereiro 28, 2019, 13:00:45 »
Muito interessante, trabalhos impressionantes, pelo visto tem grande demanda devido a quantidade de anúncios no eBay.

https://br.ebay.com/b/Fordite/4841/bn_55189227?listingOnly=1&rt=nc
« Última modificação: Fevereiro 28, 2019, 13:01:25 por Rogério Domingues »
Rogério Domingues

Offline Engº William Dutra

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Re:Fordite
« Resposta #5 Online: Março 01, 2019, 09:17:39 »
Mais interessante após saber da história.

Penso eu que possa ser facilmente (mas com bastante trabalho) reproduzido com resinas poliéster, que é a base para algumas tintas. Fazendo varias camadas e deixando secar.

Ou então vale a pena visitar as oficinas de pintura locais em busca de resquícios deste material (provavelmente em tons mais sóbrios).
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Offline J. A. Voss

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Re:Fordite
« Resposta #6 Online: Março 01, 2019, 10:28:13 »
Eu não duvido que muitas dessas peças oferecidas hoje sejam "falsificadas". Veja que no processo original, a tinta era antiga, tipo as "Duco" que hoje não são mais utilizadas, as camadas eram mais espessas e cada camada era "cozida" no forno juntamente com a carroceria que estava sendo pintada. Cada camada era seca e "curada" individualmente. Isso produzia um material realmente duro o suficiente para ser cortado e polido.

Não sei se algum processo atualmente em uso para pintura produziria algo assim.

De qualquer forma, é de se experimentar.

Abraço!
João Alexandre Voss de Oliveira
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Offline Lucas Calado

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Re:Fordite
« Resposta #7 Online: Março 01, 2019, 12:15:47 »
Interessante como muito "lixo" do passado é vendido como joia hoje.
Muito legal o material, porém o visual não me agrada muito. Questão de gosto mesmo.
Quanto à fabricação "artificial" dele acho complicada. Muito tempo e muito trabalho pra atingir espessuras adequadas.
Lucas Silva Calado

Offline Sandro Revolti

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Re:Fordite
« Resposta #8 Online: Março 11, 2019, 12:46:00 »
Hehehe... pessoal aproveitando até tinta seca! kkkkk

Material interessante... mas como o Lucas comentou, tem um aspecto "me ame ou me odeie". Eu, particularmente, também achei "colorido demais".

Mas sem dúvida, vale a nível e curiosidade.

Offline Henrique Dias

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Re:Fordite
« Resposta #9 Online: Março 12, 2019, 10:08:42 »
Em oficinas de lanternagem ainda deve dar pra achar isso. Ainda que nas linhas de montagem as cabines de pintura não sejam mais usadas, em oficinas de lanternagem elas ainda dominam. Não sei se o tipo de tinta mudou, mas a forma de pintar ainda continua a mesma.
Henrique Dias Coelho Cunha

Offline Henrique Dias

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Re:Fordite
« Resposta #10 Online: Março 12, 2019, 10:11:27 »
O único detalhe é que hoje, com quase todos os carros nas cores branca, prata, chumbo e preta, deve dar pra achar um fordite mais sóbrio. Não sei se esteticamente ficará bom.
Henrique Dias Coelho Cunha

Offline Marcos Gonçalez

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Re:Fordite
« Resposta #11 Online: Março 15, 2019, 23:18:15 »
Boa noite Senhores, é fácil encontrar isso em indústrias onde fazem pintura à pó.
Lógico que as tonalidades são mais básicas e geralmente cores sólidas mas fica bem legal.
Engraçado que me ocorreu agora que quando conheci o fórum Cutelaria Artesanal eu trabalhava em uma empresa onde faziamos pesos de papel e outras coisinhas com esse material e ficava bem legal.
Os carrinhos onde pendurávamos as peças para pintura depois entravam na estuva impregnados de tinta então as camadas se multiplicavam em vários tons.
Abraços a todos.