Autor Tópico: Gaúcha full tang  (Lida 1012 vezes)

Offline Hugo Ribeiro

• Skilled
  • *
  • Localidade: Carangola, MG
  • Agradecimentos: 25
  • Membro do FCA
    • HR Facas Artesanais
Gaúcha full tang
« Online: Fevereiro 06, 2019, 12:24:48 »

Ola a todos , mais uma faca finalizada, dessa vez uma gaúcha , esta foi a primeira do estilo que faço. Fiz a têmpera seletiva usando terra refratária para definir a linha do hamon, a linha não obedeceu totalmente o que eu havia planejava mas o resultado final me agradou.
Espero que gostem, um abraço.

Método de construção: "Desbaste"
Material da lâmina: Aço 1070
Geometria : "full flat"
Estrutura: "full tang"
Cabo: pau ferro
Fixação do cabo: Colagem com epóxi e pinos de latão
Têmpera: seletiva
Acabamento: Acetinado ao percloreto de ferro
Bainha: em couro tingida e costurada a mão.

Medidas:

Comprimento total (OAL): 369 mm
Comprimento da lâmina (BL): 251 mm
Largura máxima (BW): 41 mm
Espessura máxima (BT): 5 mm

Offline Hugo Ribeiro

• Skilled
  • *
  • Membro do FCA
    • HR Facas Artesanais
Re:Gaúcha full tang
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2019, 12:27:38 »
Continuando

Offline Julio Camargo

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Campo Grande - MS
  • Agradecimentos: 86
« Resposta #2 Online: Fevereiro 06, 2019, 14:34:10 »
Excelente trabalho, fino acabamento. Parabéns.
"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada" - Albert Einstein.

Offline Gilberto Viana

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Goiânia-GO
  • Agradecimentos: 72
« Resposta #3 Online: Fevereiro 06, 2019, 21:28:12 »
Muito bonita a facona. Parabéns.
Gilberto Viana - Cutelaria Artesanal
gilbertovmfacas@gmail.com
Whatsapp: 62 - 9 9496-3807

Offline Hugo Ribeiro

• Skilled
  • *
  • Membro do FCA
    • HR Facas Artesanais
« Resposta #4 Online: Fevereiro 08, 2019, 09:28:23 »
Obrigado amigos.
Um abraço.

Offline Fernando Bueno

• Membro júnior
  • **
  • Localidade: Camaquã, RS
  • Agradecimentos: 0
  • Membro do FCA
« Resposta #5 Online: Abril 11, 2019, 08:47:43 »
Ola amigão, desculpa minha duvida, você pode dizer para nós até que grão de lixa você usou para o acabamento? e depois colocou no percloreto?

Bela peça! Parabéns!!!
José Fernando Leite Bueno

Offline Hugo Ribeiro

• Skilled
  • *
  • Membro do FCA
    • HR Facas Artesanais
« Resposta #6 Online: Abril 11, 2019, 10:09:30 »
Ola amigão, desculpa minha duvida, você pode dizer para nós até que grão de lixa você usou para o acabamento? e depois colocou no percloreto?

Bela peça! Parabéns!!!

Obrigado amigo, eu lixei até o grão 400, em seguida o banho de percloreto e o acetinado feito com scotch brite. Abraço.

Offline Norton

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Cuiabá, MT
  • Agradecimentos: 139
  • You'll die as you lived in the flash of a blade
« Resposta #7 Online: Abril 12, 2019, 08:46:51 »
Parabéns amigo, belo trabalho, linhas muito bem definidas!

Abração
Antes de criar um novo tópico, utilize a ferramenta de pesquisa do fórum. As vezes a sua resposta esta mais perto do que imagina!

Offline Gyan Peres

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Osório, RS
  • Agradecimentos: 36
  • Querer fazer é meio caminho andado!
« Resposta #8 Online: Abril 13, 2019, 10:28:47 »
Buenas, Hugo!
Bela faca, galo! Ajustes e acabamento primorosos. Mas, pelo modelo não se trata de uma faca gaúcha. Pra ser considerada uma gaúcha, tem que ser uma faca integral, de colarinho esculpido a lima, gavião em S e falso fio. A ponta levemente drop, em alguns casos, quase reta. Geralmente entre 8 e 10 polegadas de lâmina.
A tua faca, por desenho e medidas, se aproxima de uma camp (ou uma faca de lida campeira, aqui no Sul), podendo ser considerada uma utilitária.
Essa é uma confusão bem comum, até por esses lados aqui e não te desmerece em nada! Tá uma faca e tanto!
Baita abraço!
O caráter de um homem é como o fio de uma faca. Sem plena retidão, nenhum prestará a que se deve!

Gyan Carlos Francisco Peres
Osório/RS

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 324
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
« Resposta #9 Online: Abril 16, 2019, 13:41:35 »
Buenas, Hugo!
Bela faca, galo! Ajustes e acabamento primorosos. Mas, pelo modelo não se trata de uma faca gaúcha. Pra ser considerada uma gaúcha, tem que ser uma faca integral, de colarinho esculpido a lima, gavião em S e falso fio. A ponta levemente drop, em alguns casos, quase reta. Geralmente entre 8 e 10 polegadas de lâmina.
A tua faca, por desenho e medidas, se aproxima de uma camp (ou uma faca de lida campeira, aqui no Sul), podendo ser considerada uma utilitária.
Essa é uma confusão bem comum, até por esses lados aqui e não te desmerece em nada! Tá uma faca e tanto!
Baita abraço!

Rapaz... ainda bem que o Gaúcho se pronunciou... kkkkk... porque eu já ia perguntar!

Tenho visto vários cuteleiros chamando de Gaúcha, o que na prática seriam belíssimos exemplares de Campeiras, como essa do Hugo.

Como o Gyan disse, não desmerece a faca em nada, que como as outras facas feitas pelo Hugo, estão melhores a cada dia... Merece os parabéns por isso... Mas os dois modelos tem características bem distintas ao meu ver.

Hugo... seria interessante explicar um pouco do porque dessa "classificação" para sua faca!

Mais uma vez, meus parabéns pelo trabalho! Uma faca muito desejável, sem dúvida.

Offline Hugo Ribeiro

• Skilled
  • *
  • Membro do FCA
    • HR Facas Artesanais
« Resposta #10 Online: Abril 16, 2019, 21:14:07 »

Obrigado pelos comentários Norton ,  Gyan.e Sandro. Obrigado pelo esclarecimento Gyan.

Hugo... seria interessante explicar um pouco do porque dessa "classificação" para sua faca!

Acredito que falta eu me aprofundar um pouco mais nos detalhes técnicos de cada modelo, quando eu fiz essa eu tinha em  mente uma faca gaucha ,  fazendo modificações para se adequar ao tipo de construção que faço no momento, mas eu só estava levando em consideração o colarinho como característica da faca gaucha, faltou eu considerar o falso fio e o gavião em S como o amigo Gyan apontou, mesmo que para ficar mais parecido já que sem o colarinho já não é uma gaúcha.
Obrigado e uma abraço a todos.

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 324
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
« Resposta #11 Online: Abril 18, 2019, 16:00:03 »
Hugo... fique tranquilo. Se aprofunde, lógico, nas características de cada modelo... mas saiba que esse tipo de confusão é mais do que comum, principalmente em alguns modelos específicos como a gaúcha, bowie e algumas outras.

Como eu disse, eu já vi sim gaúchos chamando esse tipo de campeira de faca gaúcha... vai entender. Em algumas regiões do Brasil, a faca é mais atuante no "campeirismo" tradicional do povo... ai, elas acabam por convenção, sendo classificadas de várias maneiras.

Apenas reforço... você tem realizado um belíssimo trabalho. Parabéns...

Offline Bira

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: São Francisco de Assis - RS
  • Agradecimentos: 173
  • tudo tem seu tempo...
« Resposta #12 Online: Abril 18, 2019, 22:31:07 »
Belo conjunto parceiro e elogiável execução também.Quanto à nomenclatura e características é interessante notar que uma faca dita campeira e/ou carneadeira mais tradicional não possui ricasso ou, como diz o Togun, é ricassoless... A bainha deve possuir uma "orelha" ou "espera" por fora, já que é portada por baixo do cinto.O passa-fiel na empunhadura não é usado e a preferência é por lâminas de pouca espessura, algo flexíveis.Não se usa micro-fio.Pequenos detalhes pra cair no gosto do peão campeiro.Porém, como já disse: um bom trabalho.
« Última modificação: Abril 18, 2019, 22:32:29 por Bira »
Todos os homens nascem iguais, mas é a última vez que o são.     A. Lincoln