Autor Tópico: Minha 1a postagem / 9a faca  (Lida 514 vezes)

Offline Marcelo Fonda

• Membro júnior
  • **
  • Localidade: Brumadinho, MG
  • Agradecimentos: 0
  • Membro do FCA
Minha 1a postagem / 9a faca
« Online: Agosto 10, 2018, 22:12:46 »

Olá pessoal,

Há alguns meses montei uma pequena oficina na minha casa, por trabalhar e estudar, so posso dedicar poucas horas por semana a esse novo hobby / terapia
vai aí minha primeira postagem, essa foi a última faca que eu fiz. Inspirada em alguns facões do João Voss e do Andrey Pires, desenhei a faca. Após cortar o aço, senti que o cabo ficou grande, então resolvi consertar na forja, dando a curva dela no final do cabo, o que ficou bem legal, na minha visão. Sou um iniciante e sei que ainda cometo muitos erros, espero que comentem e critiquem para que eu possa buscar melhorar meu trabalho... Grande abraço a todos!!!

Modelo: Shayenne I
Tipo: Facão
Método de construção: desbaste / Forja (curva no cabo e marcas na lâmina com martelinho redondo
Material da lâmina: aço 5160
Geometria: "ful flat"
Estrutura: "full tang"
Cabo: Cumarú (ipê Champagne)
Fixação do cabo: Pinos de latão + Araudite 10
Têmpera: integral + 2hs de revenimento a 180*C
Acabamento: Percloreto de ferro
Medida da lâmina: 22cm
Medida total: 34,5cm
Espessura máxima da lâmina 4,7mm
Largura máxima da lâmina: 4cm
Bainha: Estou aprendendo a fazer as bainhas ainda ...
« Última modificação: Agosto 10, 2018, 22:22:12 por Marcelo Fonda »
Marcelo Fonda Francisco

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 615
    • VCA Knives
Re:Minha 1a postagem / 9a faca
« Resposta #1 Online: Agosto 11, 2018, 09:58:39 »
Olá amigo. É um grande prazer servir de inspiração para o teu trabalho. Obrigado!
Gostei da tua faca, acho que você está no caminho. Só lembre que são os pequenos detalhes que diferenciam um bom desenho de um não legal. Dê uma pesquisada sobre "design" aqui no fórum, especialmente sobre o que chamamos de "flow line". Mudanças abruptas no desenho da lâmina quebram a estética e atrapalham no visual. Evite quinas, procure harmonizar as linhas gerais da faca.
Mas é questão de detalhes. Para um trabalho inicial está muito melhor do que muita gente aqui fazia no começo - especialmente eu mesmo ... hehe.
E a bainha, não fez? Não deixe de fazer a roupa da faca!
Você não deu detalhes sobre o processo de tratamento térmico que fez, temperou no óleo?
No mais continue assim, a prática melhora sensivelmente nossa percepção para os detalhes. Desenho e geometria de corte são as grandes sacadas.
Um abraço!

João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Marcelo Fonda

• Membro júnior
  • **
  • Membro do FCA
« Resposta #2 Online: Agosto 11, 2018, 12:41:41 »
Muito obrigado pela receptividade e pelas dicas.

Também senti que faltou fluidez no desing, depois de pronta vi que exagerei um pouco nos ornamentos, achei ela atraente, mas meio baranga, daí o nome Shayenne ;D !

Sim, a têmpera foi dada no óleo, uso óleo de motor de carro mesmo, deixo na forja até a lamina perder a condutividade , daí deixo a temperatura uniforme e mergulho no óleo por uns 2 a 3 min. Aprendi no History Channel, rsrs.

Ate comecei a fazer uma bainha pra ela, mas como foi minha primeira bainha, ficou bem feia e eu larguei no meio do caminho, quero fazer outra melhor, segue a foto.

Obrigado mais uma vez, sou fã do seu trabalho!
Marcelo Fonda Francisco

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 615
    • VCA Knives
« Resposta #3 Online: Agosto 11, 2018, 12:56:40 »
Obrigado, amigo. Bainhas são indispensáveis, eu também tive que me virar e aprender. A boa notícia é que vai melhorando à medida em que a gente vai fazendo.
Segue na lida, precisando estamos às ordens.
Abraço!
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Afonso

• " Não temas, porque EU sou contigo..." Isaías 41:10
  • Membro III
  • Localidade: Presidente Prudente, SP
  • Agradecimentos: 19
  • Membro do FCA
« Resposta #4 Online: Agosto 14, 2018, 10:56:02 »
Olá,
Baita faca.
A empunhadura parece ser bem confortável e de boa pega, o rústico da lâmina e da empunhadura apresentam boa harmonia.
Minha observação fica somente para o apoio do polegar, no dorso da faca, atrapalhou a boa geometria da faca, parece não fazer parte do conjunto, tem uma quina ali que pode até rasgar ou enroscar na bainha, e também machucar.
Obrigado por mostrar.
Afonso

Offline Marcelo Fonda

• Membro júnior
  • **
  • Membro do FCA
« Resposta #5 Online: Agosto 27, 2018, 17:43:13 »
Obrigado por comentar Afonso!! Valeu pelas críticas, são elas que nos motivam a melhorar!!
Marcelo Fonda Francisco