Autor Tópico: Uma faca desenvolvida para cortar um bom churrasco!  (Lida 797 vezes)

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
  • Localidade: Florianópolis, SC
  • Agradecimentos: 7
  • Sei que nada sei, e o que eu sabia já duvido!
Uma faca desenvolvida para cortar um bom churrasco!
« Online: Junho 25, 2018, 19:14:21 »
   Caros amigos, essa é a última do semestre, vou dar um tempinho para arrumar o apartamento e traçar as estratégias para o segundo semestre! Espero que gostem.
   Essa faca estava para ser concluída a um bom tempo. Depois de muito pensar cheguei a esse desenho. Imaginei seu uso num churrasco. Espero ter dado as características desejadas à faca.

Características da faca:
* Lâmina: disco de serra circular.
* Fio: parcialmente plano.
* Tipo: desenvolvida para cortar, faca para o churrasco.
* Comprimento total: 30 cm
* Comprimento da lâmina (fio): 17 cm
* Largura máxima: 48 mm
* Espessura máxima: 2 mm
* Peso: 255 gr
* Cabo: guajuvira com bolster e pinos de latão, acabamento em óleo de tungue e  cera de abelha, polido manualmente.
* Bainha: couro de gado tingido e costurado à mão, tratado com vaselina e cera de abelha.

A bainha foi pensada para  transporte e proteção, também com desenho para valorizar as curvas da faca. 
  Optei por um cabo mais retangular, fora do padrão que costumo fazer. Me pareceu adequado ao desenho, peso e funcionalidade da faca, fornecendo uma pegada mais "robusta".  Tive diversos problemas de empenamento com a lâmina, utilizar material reciclado e com essa espessura gera esse tipo de inconveniente. O preço pago foi na cabo, onde a cola foi a maior ajudante no disfarce das imperfeições. A geometria do fio próximo ao bolster resultou em algum espaçamento indesejado. Detalhes que passarão desapercebidos aos olhos menos treinados.
  Também paguei pedágio ao trabalhar demais na lixadeira de cinta e na furação manual do cabo, sem furadeira de bancada (depois desse cabo, comprei uma...).

Comentários e críticas sempre bem vindos. Abraço a todos.
« Última modificação: Junho 28, 2018, 08:38:02 por Prof. Borges »
Charles Borges de Lima.
www.guascasdosul.blogspot.com.br

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender" (Miguel de Cervantes)

Offline Vagner Trombini

• Membro júnior
  • **
  • Localidade: Paraguay
  • Agradecimentos: 3
  • Membro do FCA
Re:Uma faca desenvolvida para cortar um bom churrasco!
« Resposta #1 Online: Junho 25, 2018, 20:16:43 »
Bela faca Borges... Parabéns
Uma duvida qual o procedimento que vc utiliza para o polimento do cabo no xaso usando o oleo e a cera
Grato...

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

Trombini

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #2 Online: Junho 25, 2018, 20:25:13 »
 Uso óleo de tungue, passo umas 3 demãos, espero um tempo para secar, depois passo cera de abelha e faço o polimento com um pano de algodão. Prendo a faca na morsa (com um pano protegendo a lâmina) e lustro como engraxate. Não sei se é o modo mais correto, mas não tenho roda de algodão e estou fazendo de forma manual.  Aparentemente dá um bom resultado. As vezes lustro o tungue primeiro e depois passo a cera e lustro de novo.  Talvez alguém mais experiente possa dar uma opção melhor. Abraço.
Charles Borges de Lima.

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender" (Miguel de Cervantes)

Offline Caio Valerio

• Membro I
  • *
  • Localidade: Curitiba, PR
  • Agradecimentos: 2
  • Membro do FCA
« Resposta #3 Online: Junho 28, 2018, 15:24:29 »
Uso óleo de tungue, passo umas 3 demãos, espero um tempo para secar, depois passo cera de abelha e faço o polimento com um pano de algodão. Prendo a faca na morsa (com um pano protegendo a lâmina) e lustro como engraxate. Não sei se é o modo mais correto, mas não tenho roda de algodão e estou fazendo de forma manual.  Aparentemente dá um bom resultado. As vezes lustro o tungue primeiro e depois passo a cera e lustro de novo.  Talvez alguém mais experiente possa dar uma opção melhor. Abraço.
Obrigado pela dica, sempre fui curioso para saber como usa a cera de abelha na madeira, porem não tenho e nunca usei óleo de tungue. Abraço!

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando o Tapatalk

Caio Patricio Valerio

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #4 Online: Junho 29, 2018, 14:17:22 »
 Grande Caio, dá uma olhada na cera de carnaúba, o pessoal gosta.

Abraço.
Charles Borges de Lima.

Offline Caio Valerio

• Membro I
  • *
  • Membro do FCA
« Resposta #5 Online: Junho 29, 2018, 14:40:30 »
Grande Caio, dá uma olhada na cera de carnaúba, o pessoal gosta.

Abraço.
Faz tempo que quero essa cera, eu não sei onde consigo ela, aqui em Curitiba nunca achei.

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando o Tapatalk

Caio Patricio Valerio

Offline Paulo Barreto

• Membro júnior
  • **
  • Agradecimentos: 1
  • É preciso mta história p/ forjar 1 pequna tradição
« Resposta #6 Online: Julho 01, 2018, 13:43:20 »
Parabéns Borges!
Paulo Barreto

Offline Prof. Borges

• Maragato
  • Membro I
  • *
« Resposta #7 Online: Julho 03, 2018, 18:37:20 »
 Amigos, muito obrigado pelos comentários!
Charles Borges de Lima.

Offline C.E.K.

• Membro I
  • *
  • Localidade: Foz do Iguaçu, PR
  • Membro do FCA
« Resposta #8 Online: Agosto 24, 2018, 12:36:03 »
   Caros amigos, essa é a última do semestre, vou dar um tempinho para arrumar o apartamento e traçar as estratégias para o segundo semestre! Espero que gostem.
   Essa faca estava para ser concluída a um bom tempo. Depois de muito pensar cheguei a esse desenho. Imaginei seu uso num churrasco. Espero ter dado as características desejadas à faca.

Características da faca:
* Lâmina: disco de serra circular.
* Fio: parcialmente plano.
* Tipo: desenvolvida para cortar, faca para o churrasco.
* Comprimento total: 30 cm
* Comprimento da lâmina (fio): 17 cm
* Largura máxima: 48 mm
* Espessura máxima: 2 mm
* Peso: 255 gr
* Cabo: guajuvira com bolster e pinos de latão, acabamento em óleo de tungue e  cera de abelha, polido manualmente.
* Bainha: couro de gado tingido e costurado à mão, tratado com vaselina e cera de abelha.

A bainha foi pensada para  transporte e proteção, também com desenho para valorizar as curvas da faca. 
  Optei por um cabo mais retangular, fora do padrão que costumo fazer. Me pareceu adequado ao desenho, peso e funcionalidade da faca, fornecendo uma pegada mais "robusta".  Tive diversos problemas de empenamento com a lâmina, utilizar material reciclado e com essa espessura gera esse tipo de inconveniente. O preço pago foi na cabo, onde a cola foi a maior ajudante no disfarce das imperfeições. A geometria do fio próximo ao bolster resultou em algum espaçamento indesejado. Detalhes que passarão desapercebidos aos olhos menos treinados.
  Também paguei pedágio ao trabalhar demais na lixadeira de cinta e na furação manual do cabo, sem furadeira de bancada (depois desse cabo, comprei uma...).

Comentários e críticas sempre bem vindos. Abraço a todos.
Linda faca, gostei da geometria e principalmente do tamanho... apesar de dar uma boa presença, facas muito grandes são meio desajeitadas, na minha opinião... Já imagino ela beleza cortando uma picanha.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Carlos Eduardo Kania