Autor Tópico: Faca churrasqueira #1  (Lida 1073 vezes)

• Visitante
Faca churrasqueira #1
« Online: Outubro 28, 2016, 12:13:03 »
Olá,

De uma mola, cortei dois shapes. Esse é o primeiro que concluo. Terceira faca, e acho que já adquiri a doença da cutelaria.

Modelo: Churrasqueira #1
Serial: #3
Tipo: Cozinha e churrasco.
Método de construção: Desbaste.
Material da lâmina: Aço Desconhecido, proveniente de mola de automóvel.
Geometria: partial flat.
Estrutura: full tang/integral.
Cabo: Talas de madeira, Teca.
Fixação do cabo: cola epoxi, pinos de latão.
Têmpera: seletiva, em mix de óleo queimado mais diesel.
Revenimento: um ciclo de 50min a 180ºC.
Acabamento: acetinado na área de desbaste e bordas, até lixa 600. Cabo tratado com mistura de cera de abelha, óleo de linhaça e terebintina.
Bainha: sem bainha, ficará num cepo.

Comprimento total: 38,5cm
Comprimento da lâmina: 24,5cm (no dorso)
Largura máxima da lâmina: 4,8cm
Espessura máxima da lâmina: 4mm
Peso sem bainha: 398g

Comentários e autocrítica:

O aço, provável 5160, pegou uma boa têmpera. Como era de uma mola, tem um distal taper já quase pronto, de 4 para 2mm. Na fase de lixamento descobri uma pequena trinca (terceira foto, perto do ricasso, lado direito da lâmina): vicissitudes de trabalhar com aço reciclado. Cabo poderia ser mais ergonômico. O pino mais próximo ao ricasso ficou um pouco deslocado pois ia tentar um bolster que foi abortado por não conseguir latão. Os furos dos pinos ficaram ligeiramente folgados, daí aparece uma borda de cola. O peso ficou acima do pretendido, mas o desbaste na lima cansa rsrsr.
Essa madeira, Teca, penso que ficaria bem interessante se passasse por estabilização com resina. Possui uma coloração laranja em alguns veios, que depois escurecem.

Vamos às fotos (tentei com uma câmera, mas não ficou grande coisa).
Coadjuvantes das fotos: três artefatos indígenas em pedra polida, todos encontrados na chácara de meus pais, aqui em Rondônia.

« Última modificação: Outubro 28, 2016, 12:16:40 por José Ricardo »

Cristiano Pacheco

• Visitante
Re:Faca churrasqueira #1
« Resposta #1 Online: Outubro 28, 2016, 13:29:50 »
Boa tarde!
Achei muito bonita a faca, na minha opinião combinou muito bem as marcas de corrosão com o acetinado e a madeira. O shape ficou muito agradável.
O fio parece ser meio grosso, talvez devesse ter um ângulo menor, mas pode ser somente impressão.
No mais, na minha opinião de iniciante, ficou de dar inveja (inveja da boa) ;D !
Parabéns!