Autor Tópico: Minha Terceira  (Lida 9256 vezes)

Offline Juraci Marques

• Skilled
  • *
  • Localidade: Dourados, MS
  • Agradecimentos: 9
  • JURA
    • Cutelaria Artesanal by Juraci Marques
Re:Minha Terceira
« Resposta #40 Online: Abril 30, 2015, 18:41:52 »
resolvi tirar um close deste lado também...

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 325
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
« Resposta #41 Online: Abril 30, 2015, 18:48:29 »
Juraci... a facona está ficando muito boa!

Eu adoro facas grandes... então, dificilmente teria cortado a ponta dela... hehehehe... mas você seguiu bem com o projeto e ela ficou bem legal.

Uma pena a madeira ter escurecido tanto... quando você começou a dar acabamento nela, pelas fotos, ela estava com uma coloração bem interessante, que destacava mais a lâmina.

Sobre os "defeitinhos", acredite, isso acontece com todos... a questão é que com o tempo, aprendemos a reduzir ou disfarça-los melhor... kkkkkkk.

Já comece a pensar em uma bainha bacana... ela merece! Segue na lida... estamos acompanhando.

Offline Juraci Marques

• Skilled
  • *
  • JURA
« Resposta #42 Online: Abril 30, 2015, 18:49:55 »
Pra finalizar, um selfie...

Aproveito para comentar que achei que as fotos foram generosas com a faca, ou seja, parece mais bonita nas fotos que "pessoalmente", principalmente o "espelhado"....

O pouco tempo, a ansiedade e a pouca destreza impedem que o resultado seja melhor, mas já comprei uma roda de pano e tentarei dar o acabamento espelhado que planejava.

Reiteiro que todos comentários, dicas, criticas e afins são BEM-vindos...

Offline Juraci Marques

• Skilled
  • *
  • JURA
« Resposta #43 Online: Abril 30, 2015, 19:01:54 »
Juraci... a facona está ficando muito boa!

Eu adoro facas grandes... então, dificilmente teria cortado a ponta dela... hehehehe... mas você seguiu bem com o projeto e ela ficou bem legal.

Uma pena a madeira ter escurecido tanto... quando você começou a dar acabamento nela, pelas fotos, ela estava com uma coloração bem interessante, que destacava mais a lâmina.

Sobre os "defeitinhos", acredite, isso acontece com todos... a questão é que com o tempo, aprendemos a reduzir ou disfarça-los melhor... kkkkkkk.

Já comece a pensar em uma bainha bacana... ela merece! Segue na lida... estamos acompanhando.

Obrigado Sandro,

estou engatinhando ainda na cutelaria, mas estou bastante feliz com o resultado desta faca, pretendo fazer uma bainha sim, mas ai é "outro ramo" que vou começar do zero...  ...ficando bom ou não eu posto aqui depois, que é pra quem está começando ver que os tropeços são comuns a todos os iniciantes (às vezes até aqueles não tão iniciantes...)

Também preferia que a madeira (ipê) tivesse ficado mais clara, mas tá bom....

Obrigado, pelo comentário.

Abraços.

Offline Marcus Brandão

• Membro IV
  • Localidade: Brasília, DF
  • Agradecimentos: 21
  • Membro do FCA
« Resposta #44 Online: Maio 03, 2015, 20:42:59 »
Legal o projeto e a execução. Confesso que ainda estranho muito esses gumes côncavos. Porque as talas escureceram tanto? O que vc usou pra polir e selar?
Como vc fixou esses parafusos e que parafusos usou?
Cara, vc disse que não é habilidoso com a madeira????😟 pra cobrir essa falsa guarda com ipê sem quebrar essa pontinha e ainda atingir essa qualidade só tendo muita habilidade. De resto é só questão de ter calma, paciência, perseverança... Difícil pacas. kkkkk
Espero que vc tenha a sorte de conhecer alguém que possa te ensinar a fazer o trabalho em couro pois vc tem bastante jeito pra coisa. Além de fazer facas sabor peixe.
Obrigado pelo montão de fotos. Mande mais
"Eu e minha morte nunca nos encontraremos.
Onde ela estiver não mais estarei."

Offline Juraci Marques

• Skilled
  • *
  • JURA
« Resposta #45 Online: Maio 04, 2015, 09:35:20 »
Legal o projeto e a execução. Confesso que ainda estranho muito esses gumes côncavos. Porque as talas escureceram tanto? O que vc usou pra polir e selar?
Como vc fixou esses parafusos e que parafusos usou?
Cara, vc disse que não é habilidoso com a madeira? ??? 😟 pra cobrir essa falsa guarda com ipê sem quebrar essa pontinha e ainda atingir essa qualidade só tendo muita habilidade. De resto é só questão de ter calma, paciência, perseverança... Difícil pacas. kkkkk
Espero que vc tenha a sorte de conhecer alguém que possa te ensinar a fazer o trabalho em couro pois vc tem bastante jeito pra coisa. Além de fazer facas sabor peixe.
Obrigado pelo montão de fotos. Mande mais

Marcus,

Primeiramente obrigado pelo comentario.
Quanto aos parafusos sao esses:
http://www.ebay.com/itm/5pcs-Knife-Handle-Pin-Screw-Buckle-Straight-Razor-DIY-Tool-Plane-Square-5x16mm-/251528912690?hash=item3a904a9f32
http://www.ebay.com/itm/5pcs-Knife-Handle-Pin-Screw-Buckle-Straight-Razor-DIY-Tool-Plane-Square-5x16mm-/251528912660?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a904a9f14
http://www.ebay.com/itm/5-X-Knife-Handle-Pin-Screw-Buckle-Straight-Razor-Pins-DIY-Repair-Tool-5x15mm-New-/361283436742?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item541e2bc0c6

TINHA ESQUECIDO DE COLOCAR QUE LEVA UNS 4 OU 5 MESES PAR CHEGAR..

Em torno de 5 dolares com envio gratis (para referencia futura)  (5mm a grossura do eixo, 8mm a cabeça e 16m o comprimeno)

Em relaçao as talas terem escurecido tambem nao sei explicar, mas vou descrever o processo que logo alguem encontra o erro.
A unica coisa que usei foi o oleo de tungue, mas o dilui (50,50) em querosene (provavelmente é esse o erro), depois disso só passei na roda de pano (algodao, recem comprada, nao tenho pratica ainda, usei bem pouco nas talas),.
Outra coisa que poderia explicar é o uso de lixas, que sempre deixam residuos.... nao sei.
Ou seja, terminei de dar forma, passei o oleo, deixei umas 12 horas, usei lixa mais fina, mais oleo, lixa mais fina, oleo...  Por ultimo passei uma cera liquida (de usar no chão) que não vi diferença nenhuma depois.
É isso ai....

Quanto ao numero de fotos eu gosto demais quando encontro um forum cheio delas, então sempre que lembro tiro uma foto que inclusive pode servir para alguem identificar um erro ou dar uma dica (como aconteceu da dica dos tamanhos dos pedaços de carvão que o João Luiz deu...)

Abraços
« Última modificação: Maio 04, 2015, 09:37:56 por Juraci Marques »