Autor Tópico: Inspirada na Busse Steel Heart I  (Lida 6978 vezes)

Offline Rafael Trentin

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Pelotas-RS
  • Agradecimentos: 100
  • Membro do FCA
Re:Inspirada na Busse Steel Heart I
« Resposta #40 Online: Abril 14, 2013, 16:58:24 »
Eu fiz um parecido baseado na receita do ferrari.
Usei oleo de linhaça, oleo de peroba, cera de abelha e querosene.
Não sei se fiz errado ou certo(não tinha como pesar a cera, foi no olho) mas esta bem liquido e funcionou bem em um cabo de imbuia que fiz esses dias...

A sua mistura da resultado bom?

Abraço
Temo domando, temo aprendendo, temo ensinando! Lima, Mano

https://www.facebook.com/CutelariaRTrentin/

Instagram: @cutelaria.r.trentin

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Paranavaí, PR
  • Agradecimentos: 129
« Resposta #41 Online: Abril 14, 2013, 17:03:54 »
Eu também faço meio no "olhometro", mas eu já usei em outros cabos e achei que ficou bem melhor do que neste, vou dar mais algumas mãos de cêra para ver se vai melhorar, mas não está abrindo muito brilho.
Esta mistura eu comnprei o óleo de outra marca, diferente do que vinha usando.
Acho que o negócio é comprar o óleo de tungue mesmo.
http://www.treinfacas.loja2.com.br/

"Pimentorium in anus outrem refrescus est"

marcioflores

• Visitante
« Resposta #42 Online: Abril 14, 2013, 20:13:00 »
Edmundo , vê se para agora com a choradeira de : ah não sei fazer faca ainda! ::)
Puxa vida , tá show de bola essa belezura, digna de ser copiada, cara , achei genial a madeira que tu escolheste para o cabo , e daí que vem as minhas perguntas :
quanto a fixação ? optaste pelos parafusos inox, por que? (ficaram ótimos ) apenas quero entender tua escolha .
Que tipo de parafusos são estes , como se pede esse modelo de parafusos e onde?

Quanto ao escariamento , como tu o faz?
usa algum escariador ou faz com broca mesmo, e as porcas desses parafusos vem já usinadas cilindricamente ou tu as modela , se sim como?
 Te faço essas perguntas por que estou querendo modificar meu metodo de fixação de cabos full tang então queria ver se consigo fazer como tu tens feito .
Sobretudo  esta muito bem o teu processo de manufatura, e a faca esta de extremo bom gosto , sucesso brother!!!

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #43 Online: Abril 14, 2013, 21:04:31 »
Obrigado Márcio, mas que eu ainda não sei é verdade, não imagina o quanto estou apanhando para fazer esta, ...hehehe.
Agora vamos por partes, estava na dúvida se fazia a faca polida, acetinada ou oxidada, pretendia fazer uma oxidação à quente, mas não consegui todos os ingredientes, se fosse oxidada, eu usaria os parafusos pretos, mas como vai ser só acetinada eu achei que o inóx ficaria melhor.

Estes parafusos são Allen com cabeça chata, neste caso 3/16, escolhi esta rosca pois eu tinha os machos.
As "porcas", na verdade são tubos de inóx que eu fiz a rosca interna.
Os furos, eu primeiro furei na medida da rosca dos parafusos, depois eu usei uma broca de 11mm, que é a medida da parte externa da cabeça dos parafusos (10mm).
Márcio, nesta faca eu teimei de fazer as talas removíveis, mas ainda não sei se não vou colá-las, pois mesmo com o espassador, quando desmonta, sempre tem algum resíduo de óleo ou cera que estou usando no cabo, então também vai começar a acumular alguma sujeira, e como a lâmina não é de inóx, vai terminar enferrujando.

Putz, ficou um jornal esta minha resposta, mas espero que tenho tirado todas as suas dúvidas, qualquer coisa é só perguntar novamente.

Um abraço.

marcioflores

• Visitante
« Resposta #44 Online: Abril 14, 2013, 22:05:16 »
Obrigado Márcio, mas que eu ainda não sei é verdade, não imagina o quanto estou apanhando para fazer esta, ...hehehe.
Agora vamos por partes, estava na dúvida se fazia a faca polida, acetinada ou oxidada, pretendia fazer uma oxidação à quente, mas não consegui todos os ingredientes, se fosse oxidada, eu usaria os parafusos pretos, mas como vai ser só acetinada eu achei que o inóx ficaria melhor.

Estes parafusos são Allen com cabeça chata, neste caso 3/16, escolhi esta rosca pois eu tinha os machos.
As "porcas", na verdade são tubos de inóx que eu fiz a rosca interna.
Os furos, eu primeiro furei na medida da rosca dos parafusos, depois eu usei uma broca de 11mm, que é a medida da parte externa da cabeça dos parafusos (10mm).
Márcio, nesta faca eu teimei de fazer as talas removíveis, mas ainda não sei se não vou colá-las, pois mesmo com o espassador, quando desmonta, sempre tem algum resíduo de óleo ou cera que estou usando no cabo, então também vai começar a acumular alguma sujeira, e como a lâmina não é de inóx, vai terminar enferrujando.

Putz, ficou um jornal esta minha resposta, mas espero que tenho tirado todas as suas dúvidas, qualquer coisa é só perguntar novamente.

Um abraço.
Amigo as vezes um jornal é necessário ,ainda mais quando o sujeito que vai interpretar é meio abobalhão que nem eu! hehehehehe, obrigado pelas respostas , mas ainda não sei como fazer as porcas , entendi como tu fazes , mas não tenho os machos , e sinceramente acho complicado aquele sistemas de medição do numero de espirais de parafuso , sempre me confundo, nunca acertei fazer.
tu terias como me enviar alguns detalhes em imagem , via mp ou e-mail para que eu possa ver em macro o sistema de rosca dos parafusos, veja sei que isso é um saco se não puderes entendo, mas mesmo assim gostaria de te pedir.Um último pedido que te faço é a medida desses tubos de inox se puderes me repassar.
 ;D ;D ;D

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #45 Online: Abril 15, 2013, 12:12:26 »
Márcio, o tubo de inóx é de 6mm, diâmetro externo e 4mm interno, a rosca eu te aconselho mandar fazer em algum torneiro mecânico, pois eu quebrei 2 machos tentando, precisa também comprar um porta machos, que é a ferramenta que segura os machos, no meu caso, saiu bem mais caro o "molho do que o peixe",.
Como eu precisava de mais ou menos 1cm cada espaçador, ou porca, fazia um pouco de rosca e cortava o pedaço, primeiro fiz uns curtos demais, depois tive que fazer todos novamente, mais longos, então eu te aconselho a fazer maior e se necessário fica fácil desgastar até a medida necessária, a mesma coisa com os parafusos, depois do cabo praticamente pronto, vai gastando eles até chegar no comprimento ideal.
Vou ver se ainda tenho algumas fotos do processo das roscas e coloco aqui.

Abraços.

PS: quanto as medidas das roscas, eu também não entendo quase nada, mas depois de arrumar os parafusos, leve junto para comprar os machos.

« Última modificação: Abril 15, 2013, 12:18:48 por Edmundo Trein »

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #46 Online: Abril 15, 2013, 12:17:16 »
Achei algumas fotos, aí vão:

Macho quebrado dentro do tubinho:

Aqui alguns tubinhos já cortados, muito curtos.

Offline Henrique M Machado

• Aprendendo...
  • Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Rio de Janeiro, RJ
  • Agradecimentos: 60
    • Secans Fabrica
« Resposta #47 Online: Abril 15, 2013, 12:46:38 »
Endosso a recomendação. Também já quebrei macho tentando fazer rosca em tubinho. Dá uma raiva danada e perde tanto o macho quanto o pedaço de tubo, pois não tem jeito de tirar o pedaço de dentro.

Márcio, o tubo de inóx é de 6mm, diâmetro externo e 4mm interno, a rosca eu te aconselho mandar fazer em algum torneiro mecânico, pois eu quebrei 2 machos tentando (...)
---
Henrique Moraes Machado
https://www.facebook.com/secansfabrica

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
« Resposta #48 Online: Abril 15, 2013, 18:40:08 »
Endosso a recomendação. Também já quebrei macho tentando fazer rosca em tubinho. Dá uma raiva danada e perde tanto o macho quanto o pedaço de tubo, pois não tem jeito de tirar o pedaço de dentro.

Márcio, o tubo de inóx é de 6mm, diâmetro externo e 4mm interno, a rosca eu te aconselho mandar fazer em algum torneiro mecânico, pois eu quebrei 2 machos tentando (...)

O problema é achar o torneiro que se disponha à fazer, aqui em Paranavaí não consegui nenhum, mas em Maringá tem um cara super gente fina que vai fazer alguns para mim.

Abraços.