Autor Tópico: ... na dura ronda de encontrar quem já não é .  (Lida 2198 vezes)

Offline Bira

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: São Francisco de Assis - RS
  • Agradecimentos: 173
  • tudo tem seu tempo...
... na dura ronda de encontrar quem já não é .
« Online: Julho 31, 2012, 22:12:55 »
Não podemos voltar ao passado .
Não podemos reviver o que já foi vivido .
É um fato .
No entanto , todos nós , um dia já tentamos ou tentaremos isso .
Coisas acontecem , nem todas boas , e então vêm as lembranças ... e com elas aquela ânsia de recuperar o que ficou perdido no tempo .
Outro dia visitou-me um rapaz ( 24 anos ) meu conhecido e cliente ... fiquei chocado com o que vi : parte de uma perna amputada .
Contou-me que ao voltar para casa pilotando uma moto foi surpreendido por um bêbado vindo em sentido contrário , também numa moto , em alta velocidade , da qual perdeu o controle ao passar por um quebra-molas vindo a chocar-se com ele . Foi rápido , sem dar tempo pra nada . Ao tentar levantar-se avista a alguns passos um coturno ... com parte de sua perna dentro .
Sentiu como se lhe tivessem tirado não uma perna mas sua vida , por ser militar do Exército e , segundo suas palavras , ter nascido para ser soldado .
Quando saiu do hospital tentou vestir novamente a farda ... não foi possível .
Conseguiu audiência com seu General de Brigada e lhe foi explicado que " uniforme " quer dizer que todos os soldados devem ser iguais , uma perna mecânica faria ele " diferente " .
Era o fim . Não mais poderia ser soldado .
Veio a depressão , o sofrimento , o sentimento de impotência , a revolta com tudo e com todos .
Mas ... aqui é um Forum de Cutelaria !
Essa história não tem nada a ver !
Talvez tenha .
Acredito que a Mãe Natureza seja perfeita , porém sem sentimentos ... é fria e somente age .
Resta a nós , seus filhos , a busca pela sobrevivência .
Em grupos talvez tenhamos melhores chances , então , podemos e devemos nos ajudar .
Pensando nisso decidi não ficar impassível , vou fazer minha parte .
Falei sobre lutas , sonhos e possibilidades .
Falei sobre tudo que consegui lembrar da luta pela vida .
Bueno ... não vai mais ser soldado ,  mas ser isso era só uma opção na vida e não um fim predeterminado para seu nascimento , argumentei .
Acho que entendeu .... é possível que vá cursar Direito .
Mas ainda falta a ligação com o que tratamos neste forum : Cutelaria .
É que , entre outras coisas , mostrei a ele o quanto pode ser gratificante e envolvente essa atividade a qual nos dedicamos .
Ficou encantado com a possibilidade de iniciar-se nessa área , ocupando um tempo antes dedicado a lamentações e tentativas de reviver o que não existe mais .
Assumi o compromisso de repassar o conhecimento ( embora pequeno ) que adquiri ao longo de alguns anos de experiencia como " fazedor de facas " . Todas as perguntas serão respondidas , disponibilizarei tempo , materiais e " ferramentas " sem custo algum . Se eu conseguir alcançar meu objetivo de arrancar alguém do fundo do poço utilizando esses recursos , todos nós , amantes da Cutelaria , estaremos confirmando o que já é sabido : tem algo misterioso nessa arte .

Gracias

Bira .

P/S : Não escrevi isso para fazer pregação religiosa ( afinal , já fui chamado de ateu ) , falsa moralidade ou propaganda enganosa a meu respeito . São simplesmente fatos , frios como a Mãe Natureza .
Todos os homens nascem iguais, mas é a última vez que o são.     A. Lincoln

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 627
    • VCA Knives
Re:... na dura ronda de encontrar quem já não é .
« Resposta #1 Online: Julho 31, 2012, 22:16:38 »
Belo texto, bela reflexão, Bira. Quem sabe um novo artesão não nasce da vontade dele?
Abraço!
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Bruno Ribas

• Membro pleno
  • Localidade: Porto Alegre-RS
  • Agradecimentos: 3
  • Só é preciso calma e 20 anos de experiência
« Resposta #2 Online: Julho 31, 2012, 22:22:26 »
Parabéns, Bira, pela sua atitude e seu texto!
Quem de nós nunca passou por uma situação em que pensasse em desistir de tudo?!
Eu vivi isso há alguns anos e quem me tirou dessa foi a minha noiva, que na época era minha namorada.
Talvez esse soldado não tivesse ninguém para tirá-lo do fundo do poço e, de repente, quando não havia mais esperanças, você mostrou a ele que é possível resistir.
Quem dera todos tivessem esse alguém e essa oportunidade...

Esclareço que a minha situação não foi nada tão grave quanto o que esse soldado passou. Mas no meu modo de ver, também era um sonho que estava sendo impossibilitado.
« Última modificação: Julho 31, 2012, 22:24:55 por Bruno Ribas »
Não me saques sem motivo. Não me embainhes sem honra.

Espanhol

• Visitante
« Resposta #3 Online: Julho 31, 2012, 22:23:27 »
Sei que se depender da boa vontade do amigo e de seu conhecimento, em breve teremos um grande artesão entre nós ... :)

Mas isso é assunto pra amanhã, hoje o amigo se mostrou mais uma vez um grande homem, pois ter coração e não ter medo de demonstrar não é pra qualquer um não ...

Valeu por compartilhar com a gente mestre Bira ...

Offline Borchardt

• Moderador
  • *
  • Localidade: Panambi-RS
  • Agradecimentos: 220
  • O polimento só amplifica o trabalho anterior...
« Resposta #4 Online: Julho 31, 2012, 22:31:09 »
Bacana Bira!!

Ainda acho que esta arte envolve muito mais que imaginamos...

Convide o futuro cutelerio para se juntar a casa, com certeza ele terá outras horas para ler e se divertir aqui.

Baita abraço

Offline Chico Lemke

• Cutelaria de galpão
  • Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Indápolis - MS
  • Agradecimentos: 239
  • Jesus Christus, der einzige Hoffnung!
« Resposta #5 Online: Julho 31, 2012, 22:34:23 »
Me lembrei de um verso da música Segredo Antigo do Aldair de Freitas:

"A vida é boa, o mundo não"

Bira tu tem uma coisa que falta a muitos por ai, compaixão. Como seria diferente o mundo se todos agirem com o amigo!

A cutelaria tem algo especial sim, para mim é uma nobre arte, mas teu gesto é precisa ser exaltado!

Sei que o amigo não gosta disso, e não que mais do que ver um jovem alegre e de volta a vida, mas é digno de reconhecimento!
Francisco Samuel Lemke

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2:11

_____________________________________________________________________________________________________________________
Leia as regras do forum
Tire suas duvidas
Indice das principais postagens
Postar Imagens
_____________________________________________________________________________________________________________________
ANTES DE PERGUNTAR, USE A FERRAMENTA DE PESQUISA

Offline sergioln

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Rio do Sul - SC
  • Agradecimentos: 26
  • Sempre em Frente
« Resposta #6 Online: Julho 31, 2012, 22:43:52 »
Bah que belo texto Bira e que exemplo estás dando a todos. Parabéns pela atitude, com certeza esta tua atitude te trará retorno, se já não está acontecendo.
Forte abraço amigo, e traga este guerreiro pra cá.

Sempre a disposição.

Sergio Luis Nehring

" Amigo quer não presta
 Faca que não corta
Se eu perder,  pouco que me importa".

Como postar seus vídeos de teste de facas ?

http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php/topic,189.0.html

Então me registrei o que faço agora?

http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php/topic,12008.0/topicseen.html

Como postar Fotos ?
http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php/topic,5441.0.html

Offline Bira

• Veterano Colaborador
  • *
  • tudo tem seu tempo...
« Resposta #7 Online: Julho 31, 2012, 22:53:27 »
Parceiros ...
Se minha iniciativa surtir algum efeito , por pequeno que seja , o mérito não será meu e sim da Cutelaria .
Eu só estou sugerindo um caminho .

Evandro Bertaglia

• Visitante
« Resposta #8 Online: Julho 31, 2012, 23:10:56 »
Sim, a cutelaria tem algo de especial, por coincidência, hoje mesmo um amigo daqui do fórum, ao conversar pelo telefone me  disse mais ou menos assim:

- "A cutelaria é mágica, me dá tanto prazer que gozo pelas mãos quando estou fazendo uma faca, eventuais problemas, são por conta da vaidade de alguns cuteleiros."

Quando a cutelaria não está acompanhada dessa vaidade, ela faz milagre.

Bira, parabéns pelo gesto e pelo texto, escreve de uma forma que dá vontade de ler.

Abraço

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 325
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
« Resposta #9 Online: Agosto 01, 2012, 00:21:26 »
Bira... teu amigo não poderia ter guia melhor para desbravar esse caminho, em uma nova fase que começa na vida dele. Tenho certeza que ele saberá reconhecer isso e aproveitar esse presente que está recebendo!

A cutelaria é sim, mágica... e posso dizer isso pelos amigos que fiz através dela.

Obrigado pela reflexão... Grande abraço.

Offline mylyka (Gustavo)

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Alegrete - RS
  • Agradecimentos: 115
  • só livro a toca dos óio, e o resto tudo é virilha.
« Resposta #10 Online: Agosto 01, 2012, 09:47:35 »
E vai entrar na arte cuteleira pela porta da frente.

Tá meio mal de professor, né.

Parabéns Bira por mais essa iniciativa.

Offline Edmundo Trein

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Paranavaí, PR
  • Agradecimentos: 129
« Resposta #11 Online: Agosto 01, 2012, 11:55:36 »
Bira, desculpe discordar em parte do que disse, acho que se a sua atitude surtir algum efeito, e tenho certeza de que surtirá, não terá sido a cutelaria a responsável, mas sim a sua atitude e os seus sentimentos de força e perseverança que estarão sendo repassados a este rapaz.
Não que eu não ache a cutelaria uma ótima "companheira", pelo contrário, o convívio neste fórum e as poucas horas que tenho conseguido me dedicar à ela tem para mim o mesmo efeito que talvez tivesse uma terapia, mas o seu gesto, fosse qual fosse a sua atividade, é que proporcionarão a este rapaz um novo rumo e a recuperação de sua autoestima.

Um grande abraço e parabéns pela sua atitude.

PS: Voçê tem o "DOM" das palavras, deveria escrever mais seguido para nós.
http://www.treinfacas.loja2.com.br/

"Pimentorium in anus outrem refrescus est"

Offline Julio Camargo

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Campo Grande - MS
  • Agradecimentos: 86
« Resposta #12 Online: Agosto 01, 2012, 16:21:40 »
Isso chama-se HUMANIDADE, parabéns pela atitude. Pena que atualmente poucas tenham este senso e disposição. Abraços e um bom trabalho, tenho certo que será muito gratificante para tí BIRA.

“Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas, muito conhecimento faz com se sintam humildes, é assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe” - Leonardo Da Vinci - Gênio da humanidade.
"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. É preciso ir mais longe. Eu penso várias vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho em um grande silêncio e a verdade me é revelada" - Albert Einstein.

Espanhol

• Visitante
« Resposta #13 Online: Agosto 01, 2012, 16:36:28 »
Parceiros ...
Se minha iniciativa surtir algum efeito , por pequeno que seja , o mérito não será meu e sim da Cutelaria .
Eu só estou sugerindo um caminho .

Preciso discordar de voce meu amigo, a cutelaria pode sim ajuda-lo, mas através de voce é que ele a conhecerá.  :)

Héctor Yucatán

• Visitante
« Resposta #14 Online: Agosto 02, 2012, 10:09:16 »
Parabéns pela nobre iniciativa, Bira.
O texto esta muito bom.

Offline Dan

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Itajai SC
  • Agradecimentos: 16
« Resposta #15 Online: Agosto 02, 2012, 10:48:45 »
Bira não é só um fazedor de facas é um pensador... Belo texto, magnifica iniciativa, parabens.
Dan Itajai/SC

Evandro Bertaglia

• Visitante
« Resposta #16 Online: Agosto 02, 2012, 10:59:21 »
Não deixe de nos contar se o rapaz estiver mesmo começando na arte.

Roberto Lima

• Visitante
« Resposta #17 Online: Agosto 02, 2012, 11:51:27 »
Bira, não nos conhecemos pessoalmente, mas,
não é a primeira vez que Tu escreve coisas de fundamento.
Atitudes como essa é que muitas vezes mudam o sentido das coisas.
Isso verdadeiramente é uma lição de fraternidade.

Abc!!!

Offline Bira

• Veterano Colaborador
  • *
  • tudo tem seu tempo...
« Resposta #18 Online: Agosto 02, 2012, 15:59:41 »
Rapazes ...
Gracias aos que leram e procuraram entender o " espírito da coisa " .
Vejam ... infelizmente já demonstrei  em várias ocasiões ( não aqui ) , que não sou " flor que se cheire " ... mas mesmo entre os animais ditos irracionais existe algum tipo de fraternidade entre seus pares , um companheiro ferido é , por vezes , protegido e tentativas de auxílio são feitas .
O que estou fazendo qualquer dos companheiros faria ao deparar-se com a situação , cada um com suas possibilidades , mas sempre com a certeza de estar no caminho certo .
Quem já não viu o brilho nos olhos de uma criança ao receber um presente ?
Pode parecer coisa corriqueira mas , para mim , é um momento inesquecível . Pois bem , um adulto acreditando que sua vida não tem mais sentido de ser reage da mesma forma , pelo simples fato saber que alguém ouve seu lamento e coloca-se a seu lado para dividir o peso que ele carrega ... agora a caminhada pode ser retomada .
Foi o que vi ... e isso não tem preço .
A retomada ?
Acho que já começou , não ainda usando a Cutelaria , mas soube que viajou  ao encontro de uma namorada , buscará um trabalho e a oportunidade de ingresso numa Universidade .
O " xis " da questão era a crença de que alguém  nasce com destino predeterminado , no seu caso ser soldado .
Negada essa obsessão , a autoconfiança sendo recuperada , as possibilidades são infinitas .
Não é simples ?

Offline Chico Lemke

• Cutelaria de galpão
  • Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Indápolis - MS
  • Agradecimentos: 239
  • Jesus Christus, der einzige Hoffnung!
« Resposta #19 Online: Agosto 02, 2012, 16:10:50 »
Uma grande verdade Bira, o homem nasce para a vida, e não para um único plano, mas para buscar seu caminho, seus sonhos, mas quando o rochedo é intransponível, devesse contornar ele para descobrir o que há no outro lado.

Bela lição!
Francisco Samuel Lemke

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Tito 2:11

Leia as regras do forum
Tire suas duvidas
Indice das principais postagens
Postar Imagens
ANTES DE PERGUNTAR, USE A FERRAMENTA DE PESQUISA