Autor Tópico: Renovação do corneta degolador!  (Lida 4343 vezes)

ADRIANO PACHECO

• Visitante
Renovação do corneta degolador!
« Online: Julho 04, 2012, 22:19:06 »
Boa noite a todos do fórum, venho comunicar que vou fazer uma reforma geral numa peça de família com muita história.....

Trata-se de um facão (adaga?)da corneta, com mais ou menos uns 50 anos de idade.Aço alemão, pois pesquisei   que desta época os cornetas vinham da Alemanha (Solingen, mais precisamente).

Primeiro deixa eu contar a história dele e depois vou postar umas fotos que eu tirei da lâmina.OK?

Desde que eu me lembro por gente via meu pai na lavoura com este facão na cintura. Um dia ele me contou como conseguiu ele.

Meu pai tinha um vizinho de estância  que era degolador. Isto mesmo DEGOLADOR, ou seja era um matador de aluguel que despedia suas vítimas sempre com a sua "marca registrada"que era a degola. Todo mundo lá em Tenente Portela, Três Passos e região sabia que quando alguém morria degolado era o tal (não passo escrever o nome do sujeito pois hoje ele é um idoso de +-76 anos).

Mas nas horas vagas ele passava o tempo fingindo que era agricultor (disfarce, pois o cabra era uma negação na lida normal do campo). E numa dessas lidas o tal degolador-vizinho esta abrindo umas vergas numa ladeira que dava do lado das terras do meu pai quando um dos bois, meio xucro, deu umas caborteadas e acabou fazendo o cabra se machucar. O dito cujo nem pensou duas vezes, tirou deste facão da cintura e atravessou o pescoço do bicho de lado a lado, depois soltou o ajoujo e  apoiado no arado, com um dos pés ele empurrou o boi barranco abaixo com facão e tudo que quase arrancou fora a cabeça do boi com aquele ferro atravessado  enquanto rolava té lá em baixo.

Meu pai assistiu tudo e  o sujeito pediu que ele chamasse todo mundo da lida e carneassem o boi para fazerem uma churrascada.

Depois de tudo pronto meu pai foi devolver o facão pro home (alguém iria tentar afanar o ferro branco do taura?), mas ele não aceitou disse pro pai convidar ele pra uma galinhada outro dia que tava pago o facão, pois considerava  o meu pai mais um amigo que um vizinho.

Meu pai usou este facão por mais de trinta anos na fazenda e quando veio embora para São Leopoldo ainda usou aqui até que um dia rachando lenha (eucalipto vermelho... sabem como é....) ele quebrou  o cabo do facão que acabou jogado num canto e esquecido por todo mundo até eu ler alguma coisa sobre facas antigas num fórum (não lembro qual...) e contatei a raridade aço que estava jogado num canto do galpãozinho do pai e pedi para ele me dar aquele  resto de ferro velho para mim.

Acreditam que ele negou? Tive que dar várias trovas no velho, e , às custas de um facão novo da mesma marca  ele cedeu.

Disse que se perdesse , estragasse ou jogasse fora ele me dava uma surra com a binha de couro cru que ele ainda tem guardada em casa (aquela bainha muitas vezes era o terror meu e do meu irmão quando éramos pegos aprontando.....)

Bem amigos esta é a história sentiram a responsabilidade, meu pai deixou claro que aquele facão não tinha preço , era uma herança que ele me deu em vida somente por que eu tinha o desejo de restaurar ele.

Me digam, para fazer um espiga postiça soldada é necessário destemperar  a parte onde eu vou soldar?

Que vcs acham?

ADRIANO PACHECO

• Visitante
Re:renovação do corneta degolador!
« Resposta #1 Online: Julho 04, 2012, 22:36:01 »
 Bresolim vc já leu meu post tão rápido assim?

RTDutra

• Visitante
« Resposta #2 Online: Julho 05, 2012, 02:13:40 »
« Última modificação: Julho 05, 2012, 02:19:05 por Renan T. Dutra »

RTDutra

• Visitante
« Resposta #3 Online: Julho 05, 2012, 02:22:12 »

« Última modificação: Julho 05, 2012, 02:23:36 por Renan T. Dutra »

RTDutra

• Visitante
« Resposta #4 Online: Julho 05, 2012, 02:35:24 »
Pois bem, o facão até que não ta dos mais judiados. E ainda carregava uma grande história.
Penso que o amigo pretenda preservar as inscrições que dão nome à peça, tarefa complicada ao considerar o pequeno espaço de lamina. Poderia sugerir algo que ouvi falar em algum ligar, mas como nunca vi algo parecido vou apenas acompanhar o tópico.

Boa sorte

Benedito

• Visitante
« Resposta #5 Online: Julho 05, 2012, 05:46:36 »
Sera que não daria para soldar um pedaço de metal para se fazer um novo cabo Full.
Assim acredito eu que poderia preservar os dados originais da lamina.
Mas esperemos os mestres opinarem.

Offline mylyka (Gustavo)

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Alegrete - RS
  • Agradecimentos: 115
  • só livro a toca dos óio, e o resto tudo é virilha.
« Resposta #6 Online: Julho 05, 2012, 07:52:31 »
Bom vou me meter num assunto que o Bira é mestre.

Nesse facão para ficar bom tem que soldar um cabo novo com eletrodo 7018, ou B10 que é o mesmo, com eletrodo comum esses de serralheiro como o 6013,6011, ele não aguenta.

Só que esse eletrodo para ser usado tem que ser num aparelho de solda retificado, solda com corrente contínua, esses aparelhos comuns trabalham com corrente alternada e não solda com o eletrodo 7018.

Para ficar melhor ainda o ideal seria "interçar" ou "enterçar", não sei o termo correto, que nada mais é que a colocação de bolsters pinados deixando a solda no meio desse bolster. Dá uma olhada nas facas de tesoura do Bira para ver como é o bolster.

Acho que assim ele vai aguentar mais uns 50 anos.

Thiago

• Visitante
Re:Renovação do corneta degolador!
« Resposta #7 Online: Julho 05, 2012, 09:33:35 »
Acho oque o milika falou eh a melhor opcao para manter o tamanho e inscricoes originais

abraco

ADRIANO PACHECO

• Visitante
« Resposta #8 Online: Julho 05, 2012, 22:09:49 »
Pois bem, o facão até que não ta dos mais judiados. E ainda carregava uma grande história.
Penso que o amigo pretenda preservar as inscrições que dão nome à peça, tarefa complicada ao considerar o pequeno espaço de lâmina. Poderia sugerir algo que ouvi falar em algum ligar, mas como nunca vi algo parecido vou apenas acompanhar o tópico.

Boa sorte
È justamente pela história Renan e desde já agradeço por ajeitar as fotos ainda to meio cascudo nisso como vc fez?(passo a passo ,por favor?)

ADRIANO PACHECO

• Visitante
« Resposta #9 Online: Julho 05, 2012, 22:16:38 »
Acho oque o milika falou eh a melhor opcao para manter o tamanho e inscricoes originais

abraco

Com certeza vou fazer de tudo pra ele ficar com  o mesmo tamanho, rusticidade e não retirar as inscrições
 GERBR WEYEREBERG N°31 (que atestam a procedência alemã dele)
   Penso até em conseguir alpaca pra fazer algum detalhe no cabo.

Brezolin

• Visitante
« Resposta #10 Online: Julho 05, 2012, 22:20:40 »
Olha, ultimamente eu tenho repensado minha posição sobre restaurações! Principalmente em peças muito danificadas como essa! Eu particularmente deixaria assim!

Só lavava com água quente, detergente líquido e esponja do lado amarelo, deixaria secar, "azeitava" e só!

Tem muita carga histórica pra arriscar não ficar bom e se perder o material!

Thiago

• Visitante
« Resposta #11 Online: Julho 05, 2012, 22:27:18 »
pensando bem, assim essa lamina ja eh uma boa peca de colecao pra voce, se reformar tem a probabilidade de voce usar ele, quebrar, perder ou esquecer em algum lugar, ai ja viu, nao se assuste hehe, tem gente que ve uma boa ferramenta e ja "poe o olho", se tiver chance leva embora
o Bresolin ja recuperou varias laminas, sua opiniao eh fundamentada

abraco

Offline Lairto Sartor

• LAIRTO SARTOR
  • Veterano
  • *
  • Localidade: Guarulhos-SP
  • Agradecimentos: 16
  • VISITEM MINHA LOJA http://www.facasecanivetes.com.
« Resposta #12 Online: Julho 05, 2012, 22:33:41 »
deixe eu dar o meu pitaco aqui , concordo com o milika ,pois um enterço neste facão acredito que ficaria muito bom , semelhante as sorocabanas, só que feito com mola  de caminhão ou jeep  para não ficar um trem muito grosso ai o acabamento ,faria se com os bolters de latão , na lamina só daria um belo banho de vinagre .e faria uma nova bainha , sabe aquela que é um terror pra vc ainda ,heheheheh ;D

ADRIANO PACHECO

• Visitante
« Resposta #13 Online: Julho 05, 2012, 22:44:31 »
      MAS GENTE O PAI SÓ ME DEU PORQUE EU IA RESTAURAR.......
      Por ele ele iacofoa parte que sobra atráz e fazer uma faca com EUCALIPTO VERMELHO......
      Pensa num atentado a esse aço, além do mais na família Pacheco  falou ta falado....(aqui o pessoal também é faca na bota véio!).
      Ah Provolone, a bainha ainda existe, mas como tenho um irmão de doze anos o pai disse que ela(a bainha) ia faze ele tão homem como nós se aprendesse que deixar furo vai pro couro. Fzaer o que... rsrsrsrsr.Com loco não se discute!

ADRIANO PACHECO

• Visitante
« Resposta #14 Online: Julho 05, 2012, 22:46:28 »
ahnñ quiz dizer ele ia cortar a parte de sobra

Thiago

• Visitante
« Resposta #15 Online: Julho 05, 2012, 22:50:21 »
eh, nao tem jeito, vai ter que restaurar, mais uma ideia, caso nao tenha intimidade com a solda, pode mandar em algem que seja fera fazer essa parte, vou acompanhar o desenvolvimento

ADRIANO PACHECO

• Visitante
« Resposta #16 Online: Julho 06, 2012, 21:26:02 »
   Gente seguindo seus conselhos amanhã vou em um cuteleiro daqui de São Leopoldo, se chama jair  da FACAS GAUDÉRIO, alguém conhece? Um colega da firma disse que ele é engenheiro metalúrgico aposentado penso em pedir um conselho quanto a solda ou mesmo pagar para ele fazer....

Milika, sou tecnico eletromecânico e já trabalhei com muitos tipos de solda... esse 7018 não é o popular  ok 48?

RTDutra

• Visitante
« Resposta #17 Online: Julho 08, 2012, 06:27:28 »
Cara, se tu não tiver com pressa, da uma lida sobre facas enterçadas. Talvez fique melhor do que soldar.
A maior parte dos cuteleiros(de verdade) não faz ou não gosta de restaurar facas.

Uma coisa que tu poderia fazer agora sem nenhuma preocupação seria dar uma banho de vinagre pra tirar a ferrugem e poder visualizar melhor a lamina. Utilize o mecanismo de pesquisa do fórum que ligeirinho tu acha as fotos e métodos de alguém que já fez isso.

Tu poderia passar a medida da parte quebrada até a o inicio das inscrições que pretende permanecer visíveis?

china

• Visitante
« Resposta #18 Online: Julho 08, 2012, 11:39:36 »
Na minha opinião põe de molho no vinagre, e no cabo fico com a ideia do Provolone , faz um cabo de enterço que ficará muito bom.

Offline mylyka (Gustavo)

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Alegrete - RS
  • Agradecimentos: 115
  • só livro a toca dos óio, e o resto tudo é virilha.
« Resposta #19 Online: Julho 08, 2012, 20:53:34 »
   Gente seguindo seus conselhos amanhã vou em um cuteleiro daqui de São Leopoldo, se chama jair  da FACAS GAUDÉRIO, alguém conhece? Um colega da firma disse que ele é engenheiro metalúrgico aposentado penso em pedir um conselho quanto a solda ou mesmo pagar para ele fazer....

Milika, sou tecnico eletromecânico e já trabalhei com muitos tipos de solda... esse 7018 não é o popular  ok 48?

Pelo site da esab, esse eletrodo seria o OK 48.04. Eletrodo básico. Com esse a solda não quebra, isso eu te garanto. Mas se tu tens oportunidade de mandar soldar, manda.

Como falei, minha máquina de solda não consegue soldar como esse eletrodo, eu levo a faca e o eletrodo em um mecânico aqui perto, mas eu faço a solda só uso a máquina dele.