Autor Tópico: Curvelana – Tentado renascer uma lenda.  (Lida 14678 vezes)

Offline Carlos Eduardo Tintori

• A fé remove montanhas!Então lute e vença!!
  • Veterano
  • *
  • Localidade: Limeira, SP
  • Agradecimentos: 11
  • Membro do FCA
Re:Curvelana – Tentado renascer uma lenda.
« Resposta #20 Online: Junho 04, 2012, 22:48:34 »
Quincas que maravilha esta faca, acabamento impecavel, obra de arte mesmo parabens amigo.

Laércio

• Visitante
« Resposta #21 Online: Junho 05, 2012, 06:42:32 »
Belo trabalho, harmonioso e diferente! O formato da lâmina tem inspirações nas legendárias Bowies,eu tbm desconhecia o modelo.

abs
Laércio

Offline Quincas

• FCA Gold
  • *
  • Localidade: Sete Lagoas - MG
  • Agradecimentos: 41
« Resposta #22 Online: Junho 05, 2012, 07:48:11 »
Fico agradecido aos companheiros do fórum e também satisfeito porque o meu trabalho de certa forma trouxe a informação da existência deste modelo de faca que já foi tão popular por aqui e agora está no esquecimento. Meu objetivo é esse, divulgar e renascer as Curvelanas. Para terem uma noção de como foi popular esse modelo e que se tornou nome genérico para qualquer faca, no link abaixo tem um texto que o autor cita a curvelana. Há vários textos literários onde é citada a faca curvelana, demonstrando sua popularidade e importância no passado.

http://www.recantodasletras.com.br/humor/1203743

Ricardo vai ser muito bom ter um parecer do Campello

Quincas
Sete Lagoas - MG
joaquim.matoso@ymail.com

Offline Nandonix

• Via Láctea. Estamos numa poeirinha daí.
  • Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: São Paulo - SP
  • Agradecimentos: 54
  • Couro e Artesanato
« Resposta #23 Online: Junho 05, 2012, 08:28:33 »
Quincas, obrigado pelo presente desse texto - é muito legal !

Fernando Ribeiro

Meu facão Guarany quebrou na ponta, quebrou no meio, eu falei pra morena que o trem tá feio ...                   (Tavinho Moura & Murilo Antunes)

Newton Hernandes Brito Jr

• Visitante
« Resposta #24 Online: Junho 05, 2012, 10:11:18 »
Parabéns pela linda faca e muito esmero no acabamento. Parabéns também por nos apresentar este modelo que eu  não conhecia, força na sua pesquisa, pois acredito que a divulgação da cutelaria com descobertas com essa só vão valorizar a cutelaria brasileira!
Grande abraço,
Newton

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 325
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
« Resposta #25 Online: Junho 05, 2012, 12:51:31 »
Muito bacana o texto!  ;D

Offline jlb

• Skilled
  • *
  • Localidade: São Joaquim da Barra, SP
  • Agradecimentos: 26
« Resposta #26 Online: Junho 05, 2012, 20:25:04 »
Aih Quincas,

vai um link sobre a origem das facas brasileiras com citação e foto das curvelanas

http://www.knifeco.ppg.br/origens.htm

Obrigado, Dermeval. Vai ser muita valia ver a foto de um Curvelana antiga. Será que aí em Diamantina não encontro algum material para pesquisa, por exemplo, no museu do diamante. Se for o caso dou um pulo aí, tem muito tempo que não vou a Diamantina, bom que mato um pouco da saudade e respirar uns ares da serra, cidade boa e agradável.
...."se errei foi tentando acertar"....

Offline Quincas

• FCA Gold
  • *
« Resposta #27 Online: Junho 05, 2012, 21:20:31 »
Não há de que, Nandonix.
Obrigado ao Newton, Sandro e jlb.
Quincas
Sete Lagoas - MG
joaquim.matoso@ymail.com

Offline Nandonix

• Veterano Colaborador
  • *
  • Couro e Artesanato
« Resposta #28 Online: Junho 05, 2012, 22:51:59 »
jlb, obrigado por postar esse texto do Gazinhato. Excelente!
Fernando Ribeiro

Meu facão Guarany quebrou na ponta, quebrou no meio, eu falei pra morena que o trem tá feio ...                   (Tavinho Moura & Murilo Antunes)

Offline TOGUN

• Fundador do FCA
  • *
  • Localidade: Caeté-MG
  • Agradecimentos: 244
« Resposta #29 Online: Junho 23, 2012, 17:57:05 »
Nós tivemos o prazer de ver, e pegar, essa faca quando o Quincas veio para o "Encontro do Pão de Queijo". Faca bonita, boa pegada, bom acabamento.

Quincas, estás no caminho certo! Fazer renascer esse estilo originário de Minas Gerais é uma ótima iniciativa. Queremos ver mais exemplares!

PS: à ida lá em Itabirito pode se somar uma visita a Diamantina. Tem muito tempo que estou programando ir lá. É só combinarmos!
Abraços,

TOGUN

Offline Quincas

• FCA Gold
  • *
« Resposta #30 Online: Junho 24, 2012, 11:49:36 »
Obrigado Togum, é muito bom saber que a curvelana agradou.
Vamos combinar sim a ida a Itabirito e Diamantina.
Quincas
Sete Lagoas - MG
joaquim.matoso@ymail.com

Offline David

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Ituiutaba MG
  • Agradecimentos: 113
  • Visitem meu site: www.davidneto.webs.com
    • David - Cutelaria Artesanal
« Resposta #31 Online: Junho 24, 2012, 18:58:08 »
Quincas, conte mais detalhes desta faca, enfim um modelo mineiro, e ainda ligada a história de tropeiros! Coisa muito boa!

Obrigado e parabéns pela bela reprodução da faca!
Tendo a certeza que vou morrer optei por fazer o que gosto enquanto estou vivo, com responsabilidade e respeito ao próximo!

Offline mitrione de lara brum

• Membro III
  • Localidade: Santiago-RS
  • Agradecimentos: 7
« Resposta #32 Online: Junho 24, 2012, 22:56:32 »
Muito linda parabéns!!!!

Offline Quincas

• FCA Gold
  • *
« Resposta #33 Online: Junho 26, 2012, 08:33:49 »
Obrigado, David e Mitrionebrum

David, os detalhes são a costa reta, clip reto e a empunhadura. A história é que vou buscar. Estou programando uma viagem a Curvelo para iniciar a pesquisa. Estou precisando ir lá para outras coisas também. Mas para deslocar para lá e ficar dois dias no meio de semana não está fácil. Mês que vem com certeza eu vou.

Também vou da uma pesquisada nós museus de Ouro Preto e Diamantina. Percorrer o caminhos da Estrada Real, por onde os tropeiros passavam, deve ter algum vestígio desta faca.
Quincas
Sete Lagoas - MG
joaquim.matoso@ymail.com

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 627
    • VCA Knives
« Resposta #34 Online: Maio 19, 2014, 17:46:14 »
Pessoal, não é costume nosso colocar mais informações na galeria do que aquelas referentes à peça exposta pelo membro do fórum. Neste caso, porém, eu recebi um email do Laércio Gazinhato, informando que havia chegado a este "post" através de um cliente, e dando preciosas informações sobre este tipo particular de faca brasileira.

Como o Quincas também pediu mais algum material para complementar o trabalho de pesquisa que está fazendo, eu transcrevo as mensagens e as fotos/informações que me foram repassadas. Espero que em breve possamos ter um artigo completo e detalhado sobre a "Curvelana" na seção de história e etnografia. Mas esta tarefa fica por conta do Quincas ...

Segue o que recebi, um abraço!

-------------------------------------

Olá, Alexandre:

Espero que tudo bem com V.

Há alguns dias, um cliente do interior de MG informou-me sobre boas informações que
constam em seu "site" a respeito das raras Facas Curvelanas (link abaixo)

http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/galeria/curvelana-tentado-renascer-uma-lenda/

Embora eu não seja registrado em seu fórum, após lê-las senti-me na obrigação de
contribuir com o que sei - até agora - sobre essa que TAMBÉM considero como "a mais
elegante faca brasileira antiga".

Assim, em anexo envio parte do texto referente as Curvelanas que será publicado em meu
próximo livro;  parte da resposta dada ao cliente especificamente sobre o exemplar em
minha coleção e fotos detalhadas do mesmo, o qual - creio - foi o que, muito felizmente,
gerou que cuteleiros brasileiros modernos fizessem réplicas.

Caso julgue adequado, publique o que for de interesse da comunidade do Fórum.

Abrações de

Laércio Gazinhato

(Segue o texto, parte do Box Sobre as Facas Curvelanas (Capítulo “Facas Mineiras”)  a ser publicado no livro “Facas Brasileiras Antigas” (Laércio Gazinhato), a ser Lançado em Setembro-Outubro de 2014)

“Em 1875, Curvelo tornou-se cidade, mas antes disso – possivelmente por volta de 1860 – lá seria criado um dos mais elegantes e harmoniosos modelos de faca brasileira .

Tratou-se de uma versão  da faca utilitária mineira mas  de  lâmina mais esguia (certamente com a finalidade de também servir como arma ofensiva/defensiva), ponta bem aguda em formato “clip” e empunhadura mais anatômica, de formato peculiar. O novo modelo tinha linhas fluídas e muito elegantes, sendo uma quase estilização/modernização da clássica faca de Albacete, que era mais bruta. Em alguns exemplares mais elaborados, a empunhadura  apresenta calço e pomo metálicos nas extremidades; o pomo afinando-se dramaticamente e não raro a porção da lâmina que abrigava as talas da empunhadura (“tang”) é forjada com menor espessura (“tappered tang”), com isso sabiamente aliviando-se o peso nessa parte e propiciando mais equilíbrio e maneabilidade à faca.

Já a partir do inicio de sua produção, essas elegantes facas mineiras ficaram regionalmente conhecidas pelo nome de Curvelanas e pela atual raridade dessa variante é certo que foram produzidas em pequenino número.

A maioria dos poucos exemplares vistos apresenta lâmina de pouca espessura, sempre com boa flexibilidade e talas de empunhadura em chifre bovino ou madeira... A bainhas vistas são, quase que invariavelmente, de couro liso, com bocal e ponteira reforçadas no mesmo material.”

(Parte da resposta fornecida por Gazinhato a um estudioso de facas mineiras antigas (ver imagens no final):

“ ...em pouco mais de quarenta anos lidando com esse tipo de objeto, vi apenas outros 3 (tres) exemplares que pude considerar Curvelanas antigas originais...

Uma cutelaria (creio que carioca, pelo timbre “Socorro – RJ”) produziu exemplares bem similares as Curvelanas no período de 1930 a 1950...NÃO tinham “clip point” e nem calço e pomo em metal...Não podem ser considerados como Curvelanas verdadeiras, sendo – no máximo e talvez  – modelo nelas inspirado...

...as talas dessa minha são em chifre de cervo, em minha opinião de nosso veado campeiro...

Com relação a esse exemplar, ressalto dois pontos importantes:

1) existe uma finissima lâmina de cobre entre as talas da empunhadura e o "tang". Isto destina-se a evitar que o material animal cause corrosão no metal e apenas vi isto em algumas pouquissimas Bowies européias e em raras norte-americanas onde o cuidado com a manufatura  era  extremissimo e - segundo os livros - ocorre apenas no período de 1820 a 1850. Em minha  opinião, essa  ocorrência mostra que o cuteleiro que a produziu era muito bem versado na  produção de facas finas e  talvez fosse de origem européia;

2) a bainha NÃO é original. Foi feita por mim mesmo assim que adquiri a faca, há cerca de 25 anos. Foi baseada nas melhores bainhas que vi para facas paulistas e mineiras antigas, de boa e fina manufatura. Usei o couro do assento de uma antiga sela e deve ser notado que – como em algumas originais -  a "agarradeira" é uma  lâmina de aço recoberta de couro costurado nas beiradas.

Respondendo suas perguntas:

a) comprimento da lâmina = 22,5 cm; largura máxima= 28 mm; espessura no ricasso= 3 mm;

b) as inscrustações no calço e pomo NÃO são aleatórias. Elas se assemelham ao que os gravadores de joias chamam de "relevos de acabamento", normalmente usados na gravação de bordas de objetos de prata e ouro. Na foto de detalhe do pomo, V. tem uma visão ótima de como elas são;

c) nenhuma das outras Curvelanas vistas tinha as clássicas gravações na lâmina que você chama de "olho de peixe". Em minha opinião são apenas curvas e pontos. A segunda mais antiga faca brasileira de minha coleção (uma "albacetenha", ou "paulisten messer", como Thomas Ender as chamou em seu livro de gravuras do Brasil do século XIX) tem esse tipo de gravação com a parte central em latão. A terceira mais antiga, uma Mineira do inicio de 1800, da época em  que ainda se banhavam as lâminas com prata, também as apresenta, mas - novamente - não são parecidas com "olhos de peixe";

d) os cabos da tres outras Curvelanas que vi eram todos em talas simples (SEM calços de  metal nas extremidades) de chifre bovino presas com pinos de aço. Igualmente, nenhuma tinha o "batente" circular  ao redor dos pinos, aliás, outra caracteristica que só vi em antigas  facas européias muito finas e em uma única Bowie  norte-americana antiga;

e) NÃO creio que as Curvelanas tiveram qualquer influência das Bowies norte-americanas.O "clip point" NÃO foi uma criação norte-americana, já ocorrendo em adagas mediterrâneas dos séculos XVIII e início do XIX. Vários livros de cutelaria comentam e mostram exemplares de adagas espanholas, francesas, italianas e alemãs com essa apresentação. O famoso colecionador e estudioso  norte-americano de Bowies William Williamson tinha diversas delas em sua coleção. A quarta mais antiga faca brasileira de minha coleção - pelas caracteristicas construtivas não ultrapassando 1830 -  tem "clip point" e guarda dupla em "S".

Segue outro email, recebido do Laércio:

"Apenas complementando o assunto acima, em anexo envio imagem da página 131 do catálogo "Cuchillos  de Albacete - Tesoros de Tres Siglos", da exposição realizada pelo Museo de Cuchilleria de Albacete entre maio de 2009 e maio de 2010.
Nela se vê uma "albacetenha" do século XIX (pertencente a coleção do argentino Samuel Setian) com empunhadura SIMILAR a de uma Curvelana.
Embora a legenda da foto suponha que o cravo ainda afixado no ricasso possa ter servido para reter uma guarda (e ainda em "S"!!!) é ilógico pensar nisso, sendo muito mais coerente imaginar que servia para a fixação de placas de latão, como era COMUM em algumas "albacetenhas".
Pessoalmente, creio mesmo que as facas utilitárias mineiras e paulistas dos séculos
XVIII e XIX se inspiraram nas "albacetenhas", a Curvelana também não fugindo a isso.
Note que esta tem (conforme visto no detalhe da imagem) a palavra "ALBACETE" entre estrelas de oito pontas e talvez (apenas talvez!) esta forma tenha servido para inspirar
as decorações SIMILARES encontradas em algumas antigas facas mineiras e na "paulistenmesser" de minha coleção.

Abraços de

Laércio Gazinhato"

----------

Bem, dadas as informações, espero que gostem.

Abraço!

João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Nandonix

• Veterano Colaborador
  • *
  • Couro e Artesanato
« Resposta #35 Online: Maio 19, 2014, 19:55:24 »
Muito, mas muito bom mesmo! Só posso agradecer muito as informações passadas.
Abraço!
Fernando Ribeiro

Offline Gustavo Burgos

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Araxá, MG
  • Agradecimentos: 45
    • Gustavo Burgos
« Resposta #36 Online: Maio 19, 2014, 21:15:35 »
Acho bacana demais que esse tipo de faca esteja marcado em parte da nossa cultura aqui de Minas,  convenhamos que minas nao tem uma tradição na cutelaria como temos a faca sorocabana... a campeira.. a faca do pantaneiro... os punhais dos nordestinos etc... Então acho legal que as vezes apareceram histórias sobre facas mineiras,  acho qur cabe a nós tentar criar uma cultura de cutelaria aqui nas gerais..
Nos mineiros nao muito diferentes doa cultura do sul fomos criados na lida do campo.. no ranger do carro de boi... nascemos entre serras e o cerrado..
Então gostei muito de saber desse modelo curvelana.. e um pedacinho da nossa cultura que se perdeu.. e que a gentr tem que tentar recuperar..

Offline Quincas

• FCA Gold
  • *
« Resposta #37 Online: Maio 20, 2014, 17:55:50 »
Obrigado por passar essas informações, tanto o Voss como Laércio. Excelente o que Laércio escreveu, aprendi bastante.
Minha pesquisa está andando, lenta, mas está. Alguns antigos comerciantes daqui de Pedro Leopoldo, ainda vivos, pegavam o trem de ferro e iam até Curvelo comprar facas para revender. É certo que até pelos anos 60 ainda se fabricava faca por lá. Não tinham a empunhadura como na foto de Laércio.
A pouco tempo fui a uma reunião em Curvelo e tive a oportunidade de ver algumas curvelanas recentes, pena que sai ter esquecido a maquina fotográfica em casa, fiz a fotográfica com celular e não saiu boa.

Quincas
Sete Lagoas - MG
joaquim.matoso@ymail.com

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 627
    • VCA Knives
« Resposta #38 Online: Maio 20, 2014, 19:31:36 »
Mudança drástica no desenho da faca, uma pena ...
Abraço!
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Nandonix

• Veterano Colaborador
  • *
  • Couro e Artesanato
« Resposta #39 Online: Maio 21, 2014, 10:22:59 »
Na minha opinião, uma curvelada tem forma de lâmina e empunhadura conforme já está bem definido e mostrado aqui e nos livros.
O fato de uma faca "diferente" ter sido feita em Curvelo não a torna uma curvelana, assim como uma faca "diferente" ter sido feita em Sorocaba não a torna uma sorocabana. Ou mesmo uma faca qualquer que por ter sido feita no Rio Grande do Sul não a torna uma gaúcha.
Abraço.
Fernando Ribeiro