Autor Tópico: Projeto Futuro - Espadim da Marinha Brasileira - reforma.  (Lida 2790 vezes)

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Juiz de Fora - MG
  • Agradecimentos: 55
  • Jesus me Fortalece.
Projeto Futuro - Espadim da Marinha Brasileira - reforma.
« Online: Maio 14, 2014, 18:03:28 »
Ganhei essa peça de um simpático senhor, reformado da marinha.
O Presente veio uns 4 anos antes de me aventurar na Cutelaria, estou pensando em reformar, só pensando por enquanto...

Fotinhas...

Por favor ignorem a bagunça da bancada, estou melhorando (entenda-se reformando) meu "mukifinho"...

Cabo em couro, com detalhe em fio de latão... NUNCA tento fazer um desses...

guarda, pomo e detalhes da bainha em metal, pintado na cor dourada.

desmontando...

situação da espiga...

Por enquanto é isso... lembrei dele hoje na hora do almoço e fiz essas fotos. No momento é passar um "anti-enferrujante" qualquer na espiga e esperar
« Última modificação: Maio 14, 2014, 18:04:52 por Sixel »
---
Abraços
Oswaldo Sixel

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 627
    • VCA Knives
Re:Projeto Futuro - Espadim da Marinha Brasileira - reforma.
« Resposta #1 Online: Maio 14, 2014, 18:09:58 »
Na minha opinião não reforme, faça uma restauração leve. Troque o arame do cabo, ou até o couro - a base deve ser de madeira.
Tem alguma inscrição? É nacional?
Se você reformar esta peça, ela perderá qualquer valor de coleção ou histórico que porventura tenha.
Uma boa limpeza, ajuste do cabo, reidratação do couro da bainha, polimento ... e deu!
Uma bela peça.
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Jesus me Fortalece.
« Resposta #2 Online: Maio 14, 2014, 18:44:43 »
Voss a ideia é restauração, não reforma! usei o termo errado.

Foi fabricado pela EBERLE.

o cabo é todo feito em couro torcido, não tem base em madeira...

o maior problema é com a parte da lâmina, ela não é uma arma, é um item de gala, pra desfiles e tals, então não tem fio e a ponta não é afiada. O problema que não é feita em inox, só levou um banho de cromado que está descolando e enferrujando em várias partes...

Claro que quero preservar o valor histórico da peça, o "marinheiro" recebeu ela em 1972, me presenteou a uns 6 anos, quando eu gravei vários filmes "de guerra" pra ele, como não cobrei o serviço com os DVD's ele me deu a peça em troca...  ;)

A Lâmina tem vários relevos, assim como a guarda e o pomo. Refazer esse cromado que seria o maior problema...

---
Abraços
Oswaldo Sixel

JP

• Visitante
« Resposta #3 Online: Maio 14, 2014, 20:07:01 »
Sixel, tudo bem.

Qual é o comprimento da lamina. Outra coisa, eu estou com Voss, não mexe com o que esta quieto............rsrsr

abraços............JP.

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
    • VCA Knives
« Resposta #4 Online: Maio 14, 2014, 20:35:58 »
Provavelmente a lâmina tenha sido cromada, este não era, até onde eu dei, um acabamento dado pela própria Eberle.
Os espadins dos alunos oficiais da PM aqui do RS eram da Eberle, e como as espadas normais, tinham a lâmina em aço carbono.
Uma pena que a empresa não fabrique mais nem espadins, nem espadas.
Muito legal.
Um abraço!
----
Mors Kochanski
----

Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!

Offline José Alberto

• Veterano Colaborador
  • *
  • Localidade: Curitiba, Paraná
  • Agradecimentos: 3
« Resposta #5 Online: Maio 14, 2014, 22:12:43 »
Sixel, não seria melhor você trabalhar na reforma do cabo e da bainha, e mandar refazer o processo de cromagem da lâmina
"As maiores virtudes de um homem não estão em suas palavras, mas sim em seus atos, pois quem muito fala, pouco faz".

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Jesus me Fortalece.
« Resposta #6 Online: Maio 14, 2014, 22:33:25 »
Sim, talvez seja esse o caminho...

Não entendo nada de cromagem, dá pra ver que a camada é muito fina, quase como uma tinta... seria possível remover toda a antiga sem perder os desenhos em relevo na lâmina??

ela é toda trabalhada, vejam...

e esse

Aqui fica nítida a corrosão por baixo do cromado... acho sim que deve ser feita de aço carbono, mas deve ter levado o banho pra ficar com esse acabamento...

Pergunto:
01 - Quando a Eberle parou de produzir??
02 - Oque seria essa sigla "EUB" gravada na lâmina??

Sei que é da marinha, isso me foi passado junto com a peça, e tem esses detalhes também...

a cada post eu fico com mais interessado na peça, hehehehe
---
Abraços
Oswaldo Sixel

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
    • VCA Knives
« Resposta #7 Online: Maio 14, 2014, 22:39:35 »
----
Mors Kochanski
----

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Jesus me Fortalece.
« Resposta #8 Online: Maio 14, 2014, 22:47:17 »
hehehhehehehe, Eitaaaaaa, esse treim é vei da breca! tem muito tempo que não se fala assim...
---
Abraços
Oswaldo Sixel

mrsantos

• Visitante
« Resposta #9 Online: Maio 15, 2014, 09:11:16 »
Que bela peça, concordo com o João, não faria uma reforma, epenas uma restauração leve!
Sobre a Eberle, como sabem é uma empresa de Caxias do Sul a marca e a familia são simbolos da cidade, já foi a maior empresa da cidade.
Quando a Eberle parou de fazer esse tipo de peça, alguns funcionários "dois se não me falha memória" fundaram a Sabre Sul http://www.sabresul.com.br/, eles inclusivem compraram parte do maquinário da antiga Eberle e hoje seguem fazendo esse tipo de peça para as forças armadas, compraram inclusive um antigo relógio "bem grande" que ficava na sala onde as espadas eram feitas, pelo que sei os senhores donos da empresa tem uma ligação sentimental bem forte com o que fazem e a antiga Eberle!

Abraço a todos,

Marcio

Jânio Ferreira

• Visitante
« Resposta #10 Online: Maio 15, 2014, 10:09:51 »
EUB - Estados Unidos do Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_do_Brasil

Qiupariu, ;D ;D

tenho um garfo com essa sigla que ganhei de um tio, e não sabia disso. ;D

Voss também é cultura! :)

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Jesus me Fortalece.
« Resposta #11 Online: Maio 15, 2014, 13:51:48 »
Marcio, tinha lido ontem a noite sobre a Sabre Sul, inclusive eles fazem orçamento sem compromisso, só tenho que arcar com as despesas do envio/devolução da peça... é uma saída...

Acho que vou me preocupar agora com evitar um desgaste maior da peça (com hidratação/antioxidante) e como disse no início, projetar para o futuro.

---
Abraços
Oswaldo Sixel

mrsantos

• Visitante
« Resposta #12 Online: Maio 15, 2014, 15:53:31 »
Pois é Sixel ele fazem restauração também, no caso essa peça estaria em muito boas mãos!
Mas tenho certeza que o amigo dá conta do trabalho, só ir com calma!

Abraço,

Marcio

Offline Sixel

• Veterano Colaborador
  • *
  • Jesus me Fortalece.
« Resposta #13 Online: Maio 15, 2014, 22:27:04 »
Márcio, o Cromado, com certeza, não tenho como refazer...

Estou pensando em hidratar o couro do cabo, mantendo o original, que não apresenta deterioração ou cortes...

O detalhe com o fio de latão dá pra refazer, são dois filamentos de latão torcidos entre si...

Na espiga um WD40 com escova de latão via dremel, fica nova... uma passada de fosfatizante pra dar proteção.

a bainha, o couro tá bem seco, mais está inteiro... faltam 3 arrebites que podem ser refeitos usando uma vareta de latão, eles prendem os adornos de metal.

problema seria a "tinta dourada" aplicada na guarda e no pomo, assim como nos apliques metálicos do cabo...
---
Abraços
Oswaldo Sixel