Mensagens Recentes

Páginas: 12 3 4 5 6 ... 10
1
Segue abaixo foto da outra faca.
2
 Boa Noite, gostaria de agradecer pela oportunidade de participar deste fórum.
Meu nome é Guilherme Mariot, nascido em 1976 e atualmente morando em Balneário Camboriú. Sou engenheiro mecânico e atualmente trabalho na indústria petrolífera. Iniciante na cutelaria nas horas vagas, tenho grande interesse em compartilhar conhecimento sobre o assunto.
Sempre gostei de facas, mas nunca havia pensado na possibilidade de fabricar por conta própria. Há três meses tive a ideia de confeccionar uma faca, atualmente estou terminando a montagem de minha oficina e finalizando meus dois primeiros modelos de facas. Por enquanto apenas desbaste, mas logo pretendo começar a forjar.
Segue abaixo foto de meu trabalho, ainda inacabado. A primeira uma faca de churrasco e a segunda uma faca de arremesso. Desbastadas a partir de uma barra chata de aço 5160 com 4,7 mm de espessura.

3
Boa noite.


Me chamo Henrique Dias, sou de Belo Horizonte e estou fazendo faculdade de medicina. Comecei como simples apreciador de facas - comecei com as facas LAN de Campos Altos, MG - e a paixão foi crescendo, até que no final do ano passado eu criei coragem e fiz minha primeira faca. Apanhei um bocado, já que não tive ninguém para me ensinar, mas graças ao livro "Complete bladesmith", de Jim Hrisoulas e aos vídeos do Walter Sorrells no youtube consegui terminar. Como gostei da experiência, não parei na primeira. Gostaria, com esse forum, de aprimorar meus conhecimentos do assunto e, se possivel, de passar os poucos conhecimentos que eu já tenho para a frente. Fiquei conhecendo o fórum pela internet e fiquei bastante surpreso com um forum desse tamanho na língua portuguesa.


Muito obrigado por me aceitarem aqui.


Att,


Henrique Dias
4
Bem vindos, amigos.
Francisco, a nossa razão de ser é justamente essa troca de experiências, não tenha medo de parecer chato. É para isso que existe o fórum.
Participem!
Abraço
5
Boa tarde.

Me chamo Francisco Barth tenho 30 anos, sou gaúcho morador da cidade de Estrela-RS, no momento estou parado mas era dono de uma empresa no ramo de ferragens eletrotécnicas, sou apreciador de facas e pretendo começar a fazer a minhas próprias, já me aventurei quando era mais novo mas não tinha o conhecimento e nem tinhas os meios para tal conhecimento. Hoje com a internet as mãos fica mais "fácil" continuar e aprender oque sempre foi um sonho de poder confeccionar minhas próprias laminas.
Já tenho uma parte das ferramentas para confecção e pretendo fazer um curso em breve( já estou entrando em contato com muitos cuteleiros aqui na minha região que ministram cursos).
Como falei acima, a internet tem me ajudado bastante, como videos e artigos de cuteleiros e com isso acabei chegando aqui no FCA que acredito vai me ajudar mais ainda. Como disse, sou iniciante quero poder tirar o máximo de informação que poder de vocês, então já peço desculpas antecipadas se for muito chato.kkkk

Muito obrigado por me deixar fazer parte do FCA.

Francisco Barth

6
Boa tarde, Pessoal


Meu nome é Ramon Salvan, sou Engenheiro de Materiais e professor de Ciência dos Materiais I e II, no curso de Eng. mecatrônica do IFSC-Campus Criciúma.
Comecei na cutelaria como uma forma de desenvolver atividades práticas nas minhas aulas de diagramas de fase e  tratamento térmico de metais. Semestre passado adquirimos uma forja pequena e nesse começaremos a produzir nossas primeiras lâminas.
Caso tenham alguma dúvida que eu possa ajudar, estou a disposição.


[]s


Ramon
7
Facas e bainhas artesanais / Re:Cérbero "Hellhound" (C)
« Última Mensagem: por Marcos Rego Online Hoje às 15:23:00 »
Muito bonito mesmo e o outro que tu postou não cheguei a comentar mas a marca menor ficou muito mais limpa. Tuas peças já são algo a ser estudada, para um pobre leigo em canivetes como eu achei perfeita. Parabéns!!!
8
Bem vindos Rafael e João, aproveitem o conteúdo do fórum, leiam bastante e participem, assim vocês terão mais acesso e poderão contribuir também com este rico espaço. Sintam-se em casa!
Obrigado Hudson!
obrigado pela recepção.


abraço
9
Desenho de lâminas / Re:Projeto (vetorizado) Adaga
« Última Mensagem: por J. A. Voss Online Hoje às 11:34:13 »
Não sei mesmo se temos aqui no fórum algo assim. O que dá é pra pedir para algum parceiro daqui que saiba fazer esse tipo de serviço ... seria interessante para todos.

Ficamos no aguardo.

Att
10
Desenho de lâminas / Projeto (vetorizado) Adaga
« Última Mensagem: por Douglas Diniz Online Hoje às 11:31:57 »
Bom dia senhores,

Estou terminando minha primeira faca (já já posto imagens e processo) mas já tenho um pedido de minha mãe para uma faca estilo punhal / adaga.
Pesquisei bastante no fórum e na internet e não consegui achar um modelo vetorizado, para transferir para o aço.
Alguém teria algo do tipo para me ajudar?
Se estiver no local errado ou em desacordo com as regras, fiquem à vontade para realocar ou remover.
Desde já agradeço.
Páginas: 12 3 4 5 6 ... 10