Mensagens Recentes

Páginas: 12 3 4 5 6 ... 10
1
Facas e bainhas artesanais / Re:Rhino - Campeira / Utilitária
« Última Mensagem: por Sandro Revolti Online Hoje às 15:20:55 »
Obrigado, pessoal!
2
Facas e bainhas artesanais / Re:Utilitária para cozinha.
« Última Mensagem: por Tiago Batista Online Hoje às 13:10:26 »

-

-

-
3
Facas e bainhas artesanais / Utilitária para cozinha.
« Última Mensagem: por Tiago Batista Online Hoje às 13:08:32 »

Tipo: Utilitária para cozinha
Método de construção: Desbaste.
Material da lâmina: Aço 1070
Geometria: High Flat
Têmpera: Seletiva com argila. Água e óleo.
Acabamento: Percloreto/Stone Wash
Fixação do cabo: Pinos de aço.
Material do cabo: Ipê com espaçadores em fórmica branca.

Originalmente eu iria polir a lâmina pra revelar o hamon, mas o futuro dono disse que pretende realmente colocar a faca em uso. Sugeri então o acabamento oxidado com stone wash pra ficar mais fácil de esconder os detalhes que irão eventualmente aparecer na lâmina.

-

-

-

-
4
Facas e bainhas artesanais / Re:Faca EDC fosfatizada
« Última Mensagem: por radicci vino Online Hoje às 10:02:01 »
Gilberto obrigado pelas dicas, siga na luta.

Claudio (radicci)
5
Agradeço a oportunidade de participar do fórum,sou o Gleverson Didone Neves,moro em Birigui-SP,trabalho na PMESP função de Bombeiro,sempre me interessei pela cutelaria e por volta de um ano atrás comecei a pesquisar muito e decidi fazer minhas próprias facas,sempre buscando conhecimento na internet e agora tomei conhecimento do fórum através de um cuteleiro que posta vídeos no youtube,espero participar das discussões e poder contribuir de alguma forma para o benefício do fórum,nas horas de folga também sou cervejeiro caseiro,à quem possa interessar estou a disposição de todos,obrigado.
6
Guia do iniciante / Re:Bigorna improvisada
« Última Mensagem: por Matheus Rosa Online Hoje às 00:07:34 »
Em Porto Alegre, existem bons pedaços de trilhos nos FV da Av. Assis Brasil, próximo a FIERGS.
Eles cortam também. Se procurar bem acha pedaços menores.
Inclusives os materiais da forja foram encontrados lá.
7
Facas e bainhas artesanais / Re:Faca EDC fosfatizada
« Última Mensagem: por Gilberto Viana Online Janeiro 18, 2018, 23:11:04 »
Bom dia, belo trabalho. Conte como vc faz esse processo do fosfato. Gostaria de fazer um algumas peças, mas não tenho noção de como fazer. E essa sua ficou muito bem aplicado.

Att

Claudio Lazzarotto

Boa noite Claudio
Para preparar a solução coloquei 9 partes de água e 1 parte de fosfato de manganes em uma lata de tinta (quero fazer a próxima em um tubo de metal com fundo soldado.
Aqueci a água até quase ferver (90 graus+-); a água não precisar ebulir; e coloquei um pedaço grande de palha de aço (bombril) para 'cozinhar' nesta solução por uns 10 a 20 minutos. Quando o bombril estava quase todo derretido, o retirei. Creio que se coar todo o material fica melhor ainda. Aguardei esfriar a solução enquanto lixava a faca. Aqueci novamente até por volta de 90 graus e pendurei a faca bem limpa (com um fio de arame) la dentro uns 15 minutos. Tem que acompanhar, não é bom deixar muito tempo, pode gerar muita aspereza na peça. Na hora que tiver na cor preta de forma uniforme em toda peça pode retirar, lavar com água e sabão, e passar óleo ou spray antiferrugem. Guardar a solução em um recipiente de plástico opaco e bem fechado. Pode reutilizar várias vezes, e cuidado com os gases dos vapores e com o descarte; há um tópico aqui no fórum que recomenda estabilizar com soda caústica a solução velha antes de descartar.

Aqui tem a receita pioneira do fórum:
http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php?topic=21710.msg268893#msg268893

Valeu!
8
Facas e bainhas artesanais / Re:Minotaur Knives | San Mai frame tang hunter
« Última Mensagem: por Beco Online Janeiro 18, 2018, 21:25:46 »
Obrigado Cacius! A ter em conta sempre o seu comentário. Contudo, e com razão apontou esses "senãos", dará sempre para caça menor. Tipo perdiz e até mesmo coelho.
Abraço.
9
Projetos pessoais: lâminas e bainhas / Machadinha forjada de torção de fusca
« Última Mensagem: por Juraci Marques Online Janeiro 18, 2018, 20:13:43 »
Essa é a primeira machadinha que tento fazer, é de um pedaço de barra de direção ou torção de fusca, não sei ao certo

O cansaço e o horário fizeram eu desligar os maquinarios e deixar pra terminar no dia seuinte.
Uma prévia do como ficará... e a cervejinha do fim do dia pra relaxar...

ainda não fiz o cabo....
continua em breve...
10
Facas e bainhas artesanais / Re:Integral de mola de carreta
« Última Mensagem: por Beto Ferreira Online Janeiro 18, 2018, 16:16:53 »
Bem legal a sua sequência de fotos...... Dá pra entender bem como é difícil forjar uma lâmina...
Parabéns....
Páginas: 12 3 4 5 6 ... 10