Autor Tópico: Tutorial: passo a passo para esculpir colarinho/botão de faca integral gaúcha  (Lida 275 vezes)

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Localidade: Brasília, DF
  • Agradecimentos: 7
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
Amigos, há algum tempo estava tentando esculpir um botão de uma faca integral gaúcha que eu havia forjado. Conversando com alguns amigos que gentilmente se dispuseram a ajudar me deparei com uma aula particular via whatsapp do grande companheiro de jornada Gyan Peres, cuteleiro de Osório-RS. Ele se prontificou a me ajudar e foi tão feliz na didática que produziu um verdadeiro tutorial. 

Com a devida permissão dele, eu compilei o conteúdo que transcreverei abaixo, com as imagens enviadas por ele àquela ocasião. Espero que seja de grande valia para os amigos que encarem esta tarefa. O resultado é muito bacana!

Segue:

Aí, Hudson. Primeira coisa é acertar a base do botão. Pra isso, prende ele no guia de lima (se tiver um prismático, melhor) e acerta ele. Use uma lima enxada, com as laterais cegadas na lixadeira. Vai garantir que tu lime só pra baixo, não pros lados (essa mesma Lima serve pra marcar o ricasso perfeitamente)

Base do botão acertada, defina a distância que a bombinha vai ter da base e quanto vai ter da transição botão-lâmina. No meu caso, o botão inteiro tem 10 mm. Eu deixei 2 mm pra baixo e uma bombinha de 6 mm. Então, usando o paquímetro, marquei uma linha a 2 mm da base e outra a 8 mm também da base (2 mm do cabo pra bombinha, bombinha de 6 mm 3 mais 2 mm até a transição botão-lâmina).

« Última modificação: Fevereiro 03, 2018, 09:34:31 por J. A. Voss »
Hudson Lobo

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
Passo a passo para esculpir colarinho ou botão de faca integral gaúcha
« Resposta #1 Online: Fevereiro 02, 2018, 14:43:21 »
com a serrinha de ourives, vai marcando (beeeeem na manha) em cima da linha feita com o paquímetro. Marcou toda a volta, começa a afundar o corte. Algo entre 2 e 3 mm tá ótimo (mas vai depender do diâmetro do botão).

Use óculos de proteção. Essas serrinhas quebram o tempo todo e costumam voar longe. Tu não vai querer uma serra milímetrica enfiada no olho...

Comece a esculpir a bombinha. Use uma lima meia cana de 4" bastarda pra isso. Inicialmente, usa-se a face abaulada, portanto...

...a face reta tem que estar cega, pra não comer o que não deve!

Hudson Lobo

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
« Resposta #2 Online: Fevereiro 02, 2018, 14:48:45 »

Quando estiver nesse ponto (mais ou menos), entra com uma outra lima meia cana de 4" bastarda também. Só que cega na parte abaulada. E começa a arredondar a bombinha, limando dos cantos para o meio dela. Limar bem na manha, pra não comer mais que o necessário, lembrando que, aqui, uma limada profunda pode acabar com todo o teu trabalho.

Detalhes da lima

Em pouco tempo a bombinha vai estar assim. Pra conferir se ela não tá "bicuda" demais, vá girando a faca e olhando a bombinha. Onde tu identificar uma irregularidade, acerta com a lima.
Eu gosto de polir a bombinha antes da têmpera, pois o trabalho de lixa aqui é moroso. Eu costumo cortar uma tira de lixa de 1 cm, ±, e dobrá-la ao meio e daí lixar a bombinha. Com isso, custa mais a arrebentar a lixa.
Grãos #100, #150, #220, #320 (a seco até aqui). Com óleo Singer: #400, #600, #800, #1200, #2000. Depois, roda de algodão com pasta verde, bem na manha, só dentro da bombinha (isola o resto do botão com uma camada boa de fita isolante).

Hudson Lobo

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
« Resposta #3 Online: Fevereiro 02, 2018, 15:08:52 »
Agora vou deixar umas fotos do trabalho que fiz, sob a luz da orientação que reproduzi para vocês logo acima. Foi uma primeira tentativa, mas me agradou bastante e foi bem mais fácil após a explicação que o amigo Gyan deu... ;)

Segue:

Hudson Lobo

Offline Servio

• Skilled
  • *
  • Localidade: Palmas, TO
  • Agradecimentos: 10
  • Membro do FCA
Re:Passo a passo para esculpir colarinho ou botão de faca integral gaúcha
« Resposta #4 Online: Fevereiro 02, 2018, 16:28:36 »
Muito bom. Obrigado por compartilhar. Abraço.
Sérvio Túlio Brito das Neves

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
« Resposta #5 Online: Fevereiro 02, 2018, 17:04:54 »
Muito bom. Obrigado por compartilhar. Abraço.

;)  Não dava para guardar pra si... Obrigado por comentar!

Hudson Lobo

Offline Henrique Dreyer

• Membro júnior
  • **
  • Localidade: Naranjal, Paraguay
  • Agradecimentos: 1
  • Membro do FCA
« Resposta #6 Online: Fevereiro 02, 2018, 18:46:08 »
Onde fica o botão de agradecimento mesmo?  :)
Henrique Pinz Dreyer

Offline J. A. Voss

• VCA Custom Knives
  • Administrador
  • *
  • Localidade: Erechim - RS
  • Agradecimentos: 600
    • VCA Knives
« Resposta #7 Online: Fevereiro 03, 2018, 09:33:48 »
Um belo tutorial, bem explicado.
Ficou ótimo o teu trabalho, parabéns.
Obrigado por compartilhar!
Abraço

Tópico movido para a seção de tutorais de nosso "Guia do Iniciante"
João Alexandre Voss de Oliveira
----
"The more you know, the less you carry"
Mors Kochanski
----

Meu website // Meu portfolio
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não respondo MP´s ou emails sobre cutelaria artesanal. Para dúvidas utilize o fórum!
-----------------------------------------

Offline Sandro Revolti

• Administrador
  • *
  • Localidade: Indaiatuba - SP
  • Agradecimentos: 310
  • Aprendendo sempre!!!
    • Blog SRevolti Cutelaria
Re:Tutorial: passo a passo para esculpir colarinho/botão de faca integral gaúcha
« Resposta #8 Online: Fevereiro 06, 2018, 20:26:45 »
Vindo dessa dupla (Hudson e Gyan) não poderia esperar menos... Baita material, amigos! É com esse tipo de parceria que a cutelaria só tem a ganhar.

Muito obrigado por compartilharem...

Offline Hudson Lobo

• Membro II
  • **
  • Cutelaria Lobo
    • Cutelaria Lobo
« Resposta #9 Online: Fevereiro 07, 2018, 18:51:08 »

Onde fica o botão de agradecimento mesmo?
Fico feliz em contribuir, espero que lhe seja útil como foi pra mim.  ;)

Um belo tutorial, bem explicado.
Ficou ótimo o teu trabalho, parabéns.
Obrigado por compartilhar!
Abraço
Obrigado pelas palavras João! Agradeço também pelo destaque movendo para a seção de tutoriais, nada mais justo diante do empenho do Gyan. De certo, ainda vai ajudar muita gente.  :)

Vindo dessa dupla (Hudson e Gyan) não poderia esperar menos... Baita material, amigos! É com esse tipo de parceria que a cutelaria só tem a ganhar.
Muito obrigado por compartilharem...
Você é um nobre meu amigo, sempre muito gentil! Esta parceria entre os cuteleiros é um bônus muito gratificante para mim, quando ingressei neste universo não fazia ideia de que seria assim. Não tenho dúvida de que outros tantos ainda se beneficiarão deste material que o Gyan fez muito bem...
Hudson Lobo